Qualificação e habilitação, aplicada pela Capitania dos Portos, amplia a Segurança Marítima nas praias do Município
Cerca de 20 profissionais da área de Segurança Pública de Rio das Ostras finalizaram nesta terça-feira, dia 15, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público – ETSP. Ministrada pela Capitania dos Portos de Macaé, a capacitação teve como finalidade qualificar os integrantes da Defesa Civil, Guarda Ambiental e Guarda Civil Municipal para operar embarcações nas regiões costeiras e fluviais do Município.
Os participantes cumpriram uma carga de 40 horas. Durante o curso, foram realizadas atividades práticas em embarcações e motos aquáticas, além de aulas sobre diversos assuntos, como: identificação de tipos de embarcações, normas relativas ao tráfego aquático, manobras com embarcações, procedimentos de segurança na navegação e em situações de emergência, sistemas de comunicação, fundamentos sobre equilíbrio de embarcações, técnicas de navegação e condições climáticas, noções sobre motores, atendimento emergencial e combate a incêndios em embarcações.
Na cerimônia que marcou o encerramento da formação, o coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins, expressou agradecimentos à Capitania dos Portos e ao Corpo de Bombeiros pela colaboração, considerada essencial para a capacitação dos servidores. “Esse curso representa mais um avanço na parceria com a Capitania e os Bombeiros, visando reforçar a segurança em nossas praias. Trabalhar em conjunto com a Marinha, por meio da Capitania, tem sido essencial para ampliar e fortalecer a proteção nas áreas litorâneas. Agradecemos por mais essa oportunidade de qualificação para nossos agentes”, destacou.
Com o término do curso, os profissionais receberão o certificado de participação e a Carteira de Habilitação de Órgãos Públicos. O Comandante da Guarda Civil Municipal, Jaime Reis, e o Subcomandante, Carlos Camacho, estão entre os novos qualificados da área de Segurança Pública do Município.
Foto:Àkila Ribeiro
Fonte: Departamento de Jornalismo – ASCOM
Share this content:
Publicar comentário