Treinamento realizado nesta semana prepara enfermeiros e técnicos para atuar na captação de doadores na rede básica municipal
Com o propósito de consolidar a cultura da doação de sangue no município, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio realizou, nesta semana, uma capacitação para que enfermeiros e técnicos em Enfermagem da rede de Atenção Básica e da Vigilância em Saúde atuem na identificação e no incentivo a doadores entre a população.
A formação, ocorrida na última quarta (28) e quinta-feira (29), no auditório da Universidade Estácio de Sá, foi uma iniciativa conjunta da Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica com a Unidade Transfusional do Hospital São José Operário.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Paulo Nogueira, o treinamento buscou disseminar a importância da doação de sangue e torná-la uma prática regular no dia a dia da comunidade.
“A história da doação de sangue no Brasil é marcada por desconhecimento, preconceitos e mitos. Diante da necessidade de encontrar doadores e de difundir na sociedade uma cultura voltada à doação, a atividade de captação torna-se fundamental”, explicou.
A coordenadora de Enfermagem da Atenção Básica, Camila Vidal, reforçou a ideia ao salientar o objetivo da ação.
“Esta estratégia teve como foco sensibilizar esses profissionais, para que desenvolvam um olhar atento à captação de doadores, a fim de identificar e incentivar, entre os usuários da Rede Básica, a prática regular da doação de sangue, transformando-a em um hábito e costume”, acrescentou.
Share this content:



Publicar comentário