Foto:Thamyris Mello
Atividade mensal estimula escrita, memória e socialização de participantes da Casa da Terceira Idade
A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade de Maricá realizou nesta quarta-feira (02/07) mais uma edição da oficina de memórias e histórias na Casa da Terceira Idade de Bambuí. O projeto mensal utiliza técnicas sensoriais e narrativas para exercitar as capacidades cognitivas dos participantes, cujos melhores relatos serão publicados em um livro ao final do ano.
Durante a atividade, os idosos realizaram exercícios com objetos variados e olhos vendados para aguçar a percepção tátil, além de compartilhar experiências pessoais para estimular a memória afetiva. “Muitos acreditam que não podem mais realizar certas atividades, mas aqui provamos o contrário. Já observamos melhoras significativas na concentração dos participantes”, explicou a assistente social Érika Bizzo.
A iniciativa tem transformado a vida dos frequentadores. Marlúcia Faria, 65 anos, relatou que as oficinas melhoraram sua socialização e autoestima: “Antes era mais reservada, agora me sinto capaz e ativa”. Já Leila Cristo, 70 anos, descobriu na atividade uma forma de superar o isolamento: “Depois de dois anos em casa por questões de saúde, esses encontros me reanimaram”.
Com cerca de 20 participantes regulares, o projeto integra uma programação ampla que inclui aulas de dança, artesanato e terapias na unidade, que atende 300 idosos. “Os resultados são visíveis – reduzimos casos de esquecimento e melhoramos a qualidade de vida”, afirmou a coordenadora Mayane Silva, destacando o crescimento da casa como espaço de acolhimento e desenvolvimento na terceira idade.
Share this content:
Publicar comentário