Evento internacional está previsto para ocorrer em junho
Fonte: Agência Brasil
O Brasil foi escolhido para exercer a copresidência de um dos grupos de trabalho da Conferência Internacional para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e para a implementação da proposta de dois Estados, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e agendada para o mês de junho.
Junto com o Senegal, o Brasil liderará os debates relacionados à promoção do respeito às normas do direito internacional como caminho para viabilizar a criação de um Estado palestino convivendo lado a lado com Israel.
Ao todo, foram formados oito grupos de trabalho como parte da etapa preparatória da conferência. Esses grupos, assim como o próprio evento, estarão abertos à participação de todos os países-membros da ONU, além de representantes do sistema das Nações Unidas — incluindo agências especializadas, programas, fundos, comissões regionais — e também das instituições de Bretton Woods, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.
De acordo com informações do Itamaraty, todos os países-membros estão sendo consultados simultaneamente pelos grupos de trabalho e poderão integrar as discussões de forma voluntária. Até o momento, ainda não há definição oficial sobre quais nações integrarão cada grupo temático.
A conferência é mais uma tentativa da comunidade internacional de retomar os esforços diplomáticos em prol de uma solução negociada e duradoura para o conflito entre israelenses e palestinos.
Foto: REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução
Share this content:
Publicar comentário