Exposição Alma Mater celebra maternidade e criatividade feminina na Galeria Hindemburgo Olive

Mostra reúne obras de três artistas de Macaé e pode ser visitada até
7 de junho, no Centro Macaé de Cultura

 

Foi inaugurada nesta segunda-feira, 12 de maio, a exposição Alma Mater, em cartaz na Galeria Hindemburgo Olive, localizada no Centro Macaé de Cultura. A mostra apresenta trabalhos das artistas Vivian Cesar, Telma Mirtes e Lena Baia, que utilizam diferentes técnicas como arte têxtil, caneta marcador sobre tela e pintura acrílica.
A proposta da exposição gira em torno dos temas da maternidade e da criação artística como formas de expressão e resistência. Segundo o curador da galeria, Gerson Dudus, o tema se conecta diretamente com as vivências pessoais das artistas.
“Aqui, nesta exposição, as mães-artistas nos trazem suas crias, suas criações, que alimentam essas mulheres – mães, avós, bisavós – com a potência da Arte. E abrem novas perspectivas em suas vivências”, destaca o curador.1747125770-300x200 Exposição Alma Mater celebra  maternidade e criatividade feminina  na Galeria Hindemburgo Olive
Ele complementa, afirmando que as artistas compartilham seus universos criativos com o público: “Elas compartilham seus mundos gerados dessa energia criativa. Dão à luz cores, formas, volumes, seres terrestres e de outros planos. Somos convidados a esse convívio, a essa expressão de comunalidade, de parentalidade”.
A secretária de Cultura de Macaé, Waleska Freire, afirma que a mostra vai além de uma homenagem às mães e busca ampliar o olhar sobre os papéis femininos. “A maternidade é importante e, para além dela, as mulheres podem ser e estar onde quiserem. A criatividade é um caminho que faz perceber a força das mulheres para além dos papéis tradicionais que as mães desempenham”, ressaltou.
Cada artista traz um pouco de sua trajetória para o conjunto da exposição. Lena Baia relembra que o contato com a arte começou ainda na infância. “Meu fascínio pela pintura e ilustração surgiu de forma natural, inspirado pela minha família, onde a arte sempre foi parte do nosso cotidiano. Cresci acompanhando de perto o trabalho artístico do meu pai e de meus irmãos. Em 2016, mudei para Macaé, onde continuo minha trajetória como artista plástica, utilizando principalmente técnicas de pintura acrílica sobre tela”, contou.
Telma Mirtes, natural do Rio de Janeiro, também despertou cedo para a arte, com interesse por pintura e cerâmica. “Aos 10 anos de idade comecei a fazer meus primeiros desenhos. Já na adolescência, tive meu primeiro contato com pintura em tela nas aulas de arte do Colégio Regina Coeli”, lembra. Com forte inspiração na família, espiritualidade e natureza, Telma desenvolveu um estilo próprio que mistura criatividade e liberdade.
Vivian César, formada em História, também tem uma longa ligação com a arte. “Trabalhei em escola, malharia e estamparia. Minha vida inteira foi dedicada à pintura. Fiquei muito honrada com o convite da Prefeitura para participar dessa exposição que reúne artistas macaenses e que fala de mãe, avó e bisavó. Convido a todos a nos visitarem”, conclui.
A exposição Alma Mater está aberta à visitação até o dia 7 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

 

Foto: Ana Chaffin

Fonte: Prefeitura de Macaé

Share this content:

Publicar comentário