“Maricá em Dança” movimenta o Centro com apresentações de grupos da região

Com quase 40 companhias de dança e 73 coreografias, evento
reuniu famílias e valorizou a diversidade cultural no coração da cidade

WhatsApp-Image-2025-05-10-at-22.22.37-300x217 “Maricá em Dança” movimenta o Centro com apresentações de grupos da regiãoA Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá, foi palco neste sábado (10/05) de mais uma edição do “Maricá em Dança”, iniciativa promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias. O evento atraiu um público expressivo e reuniu famílias para uma noite de arte, movimento e inclusão.
Ao todo, foram 73 coreografias apresentadas por quase 40 grupos e companhias de dança, com representantes de Maricá e também de municípios vizinhos como Niterói e São Gonçalo. A abertura ficou a cargo da tradicional Companhia de Ballet da Cidade de Niterói.
A programação contemplou diversos estilos, do balé contemporâneo ao hip hop, proporcionando uma experiência cultural diversa e acessível às centenas de pessoas que compareceram ao local.
De acordo com o secretário municipal de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin, a meta para as próximas edições é ampliar ainda mais o alcance do festival.
“Essa é uma forma da gente se encontrar através da dança. E já vamos pensar em uma nova edição do festival com mostras internacionais. É uma forma de inclusão e geração de renda. Além disso, levamos cultura às comunidades e mostramos que a arte pode mudar a vida das pessoas”, afirmou.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi protagonizado por Daniel Rangel, morador da cidade que encontrou na dança uma nova perspectiva de vida após uma lesão medular sofrida aos 16 anos. Hoje bailarino, ele celebrou a chance de se apresentar no palco do evento.
“A oportunidade é sempre única. Saber que Maricá dá essa oportunidade para os artistas locais e de fora, nos orgulha muito. Eu, enquanto artista PCD, fico ainda mais feliz pela questão da visibilidade. Isso aqui é vivência e resistência”, declarou.
O “Maricá em Dança” segue se consolidando como uma importante iniciativa de valorização da cultura local, estimulando a formação de público, o fortalecimento de artistas da cidade e a promoção da arte como instrumento de transformação social.

 

Foto: Bernardo Gomes

Share this content:

Publicar comentário