Curso gratuito de cinema forma jovens da Zona Norte e oferece prêmios a novos talentos

Iniciativa promovida com apoio da JUVRio oferece formação técnica, estágio e bolsas para moradores de comunidades com alta vulnerabilidade social

 

Neste sábado (10), terá início a terceira edição do curso “Fazendo Meu Primeiro Filme”, projeto de formação cinematográfica gratuito voltado para jovens moradores da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa é promovida pelo Comitê de Audiovisual do Conselho de Cultura da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), com realização da ABC Cursos de Cinema e do Latin American Training Center (LATC), e apoio da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) e da RioFilme.
Nesta nova turma, 15 jovens foram selecionados por meio do Banco de Oportunidades da JUVRio, que conta com mais de seis mil cadastros válidos de pessoas entre 15 e 29 anos. A prioridade foi dada a moradores de comunidades com baixos índices de desenvolvimento socioeconômico e alto grau de vulnerabilidade, localizadas na Zona Norte do Rio, como Bonsucesso, Complexo da Penha, Complexo do Alemão, Comunidade do Guarda, Ilha do Governador, Marechal Hermes e Nova Holanda (Complexo da Maré).
As aulas acontecerão aos sábados, até o dia 14 de junho, na sede da ABCC, em Laranjeiras, na Zona Sul da cidade. Sob orientação do diretor de cinema Pedro Dannemann, os alunos aprenderão todas as etapas da produção audiovisual — desde a elaboração do roteiro até a finalização do curta-metragem.
Ao final do curso, os curtas autorais serão exibidos em uma mostra especial, com cerimônia de encerramento, entrega de certificados e premiação para os três melhores filmes. O vencedor receberá um estágio em uma produtora do Rio, oferecido por uma empresa filiada ao Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV). O segundo colocado ganhará um curso adicional na ABC Cursos de Cinema, e o terceiro receberá uma bolsa para estudar inglês com foco em audiovisual, oferecida pelo LATC.
Além do aprendizado técnico, os jovens também terão a oportunidade de divulgar seus trabalhos em redes sociais e festivais de cinema, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado audiovisual.
O curso “Fazendo Meu Primeiro Filme” reforça o compromisso com a inclusão cultural, formação profissional e valorização de novos talentos nas periferias da capital fluminense.

 

 

Share this content:

Publicar comentário