Atividades gratuitas acontecem neste sábado, na Concha Acústica, com apresentações, oficinas e aulões
Para marcar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, a Secretaria de Saúde organizou, na sexta-feira (25), uma série de atividades nas instalações da Casa de Cultura, voltadas aos participantes dos grupos do Programa Hiperdia, dedicado ao controle da hipertensão e diabetes.
As ações, realizadas em parceria com a Escola Técnica Destake, apresentaram uma programação diversificada, incluindo aferição de pressão arterial e glicemia, práticas integrativas de convivência social como reiki, meditação, alongamento e yoga, além de palestras, oficinas e um pequeno show musical.
HIPERDIA – Voltado para pessoas com diabetes e hipertensão, o Programa desenvolveu atividades de promoção e prevenção à saúde, por meio de ações educativas e práticas integrativas de convivência social.
O atendimento do Programa foi além das consultas presenciais e contou com o acompanhamento contínuo de uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde. O programa, descentralizado, possuía polos nos postos do Operário, Âncora, Cantagalo, Mar do Norte, Rocha Leão, Nilson Marins e Centro de Saúde da Extensão do Bosque.
HIPERTENSÃO – A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma condição que prejudica o sistema circulatório e eleva a pressão nas artérias. O aumento constante dessa pressão força o coração, os rins, o cérebro e as próprias artérias, podendo ocasionar diversas doenças se não for tratada adequadamente.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 30% da população adulta mundial sofre de hipertensão, o que corresponde a mais de um bilhão de pessoas. A doença é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de complicações graves, como infarto do miocárdio, derrame cerebral (AVC), insuficiência renal crônica, arritmia e demência.
SINTOMAS – Na maioria dos casos, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa. Contudo, alguns sinais precisam ser observados, como dor de cabeça, cansaço, tontura, zumbido nos ouvidos, sangramentos nasais, palpitações e inchaço.
PRINCIPAIS CAUSAS – Fatores como obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O excesso de peso pode antecipar o surgimento da doença em até 10 anos. O consumo excessivo de sal e hábitos alimentares inadequados também contribuem para o aparecimento da hipertensão.
TRATAMENTO – Embora a hipertensão, na maioria dos casos, não tenha cura, ela pode ser controlada. O tratamento envolve o uso de medicamentos, além da adoção de um estilo de vida mais saudável.
Foto: Ákila Ribeiro
Share this content:
Publicar comentário