Empresa não cumpriu metas do plano de recuperação judicial
A Justiça do Rio de Janeiro determinou a falência das companhias do Grupo Leader, tradicional cadeia de lojas de departamento do estado. De acordo com a sentença, a empresa não atendeu às exigências estabelecidas pelo plano de recuperação judicial, aprovado pela Assembleia Geral dos Credores em maio de 2021, quando já somava uma dívida de R$ 1,2 bilhão.
“O compromisso assumido perante o Judiciário não foi honrado, revelando, ao contrário do que havia sido proposto, uma verdadeira inviabilidade financeira da companhia”, destacou o juiz Leonardo de Castro Gomes, da 3ª Vara Empresarial da Capital, na decisão.
O juiz também escreveu que, ao longo do processo de recuperação judicial, foram dadas diversas chances ao Grupo para que ele pudesse cumprir com as responsabilidades previstas no plano de reestruturação, mas todas se mostraram infrutíferas.
“O que se observa nestes autos é que toda a margem judicialmente concedida à solicitante foi inútil, não sendo mais viável permitir que ela continue sob respaldo judicial, praticando ações econômicas desorganizadas no mercado, causando danos que podem comprometer a confiança nos sistemas judicial e econômico.”
O Grupo Leader foi criado em 1951, no município de Miracema, no noroeste do estado do Rio, com lojas espalhadas pela capital e por várias unidades da federação. Em 2018, chegou a contar com 104 unidades espalhadas, principalmente no Rio de Janeiro, além de filiais em Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.
Fonte: Douglas Corrêa – Agência Brasil
Foto: © Diego Carvalho/TJ-RJ
Share this content:
Publicar comentário