Vistoria da Barragem de Juturnaíba aguarda análise técnica

Vistoria da Barragem de Juturnaíba aguarda análise técnica

Laudo tem previsão para final de março, segundo técnicos dos órgãos presentes

Fotos: Lívia Lisle e Andréa Morais

O Ministério Público Federal (MPF) convocou uma vistoria que aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) na Barragem da Represa de Juturnaíba, que é responsável pelo abastecimento de água da Região dos Lagos, com o objetivo de fiscalizar a segurança da barragem, muito comentada e debatida nos últimos dias pela mídia e pela população.

A ação foi direcionada pelo Procurador da República de São Pedro da Aldeia, Leandro Mitidieri e acompanhada por técnicos e representantes de órgãos ambientais, inclusive pelo Presidente do Comitê Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) e Vice-Prefeito de Iguaba Grande, Leandro Coutinho. Além disso, estavam presentes o Diretor- Presidente da Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Prolagos), Sérgio Braga, o Professor da UERJ Adacto Ottoni, a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, representantes das Secretarias de Meio Ambiente de São Pedro da aldeia e Silva Jardim e ambientalistas.

A ação foi acompanhada, também, pelo Consultor da Prolagos e responsável pela inspeção da Barragem, José Renato Cotrim, destacou que foi feita uma inspeção na quarta-feira passada, dia 06, com os técnicos: engenheiro estrutural e geólogos e não foi encontrada evidência de risco iminente de colápso da Barragem. “O laudo está em elaboração e foi pedido documentos complementares, além de estudo, mas posso adiantar que não vimos nenhuma evidência de risco”, disse Cotrim.

Fotos: Lívia Lisle e Andréa Morais

Já para o Professor da UERJ, Adacto Ottoni, do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade, foi detectada a falta de manutenção e conservação, o que diminui a capacidade de escoamento e que, segundo ele, pode gerar uma sobrecarga sobre a barragem. Segundo o Procurador da República, Leandro Mitidieri é necessário verificar o resultado definido pelos estudos e focar na segurança da Barragem. “O que for exposto nos resultados, vamos preferir pecar pelo excesso de acordo com o que a legislação exige nesses casos”, explicou Leandro Mitidieri.

O Presidente da Prolagos, Sérgio Braga tranquilizou a população em relação às últimas notícias. “Os moradores podem ficar tranquilos. Eu digo isso não só como presidente da Prolagos, pois não tenho competência para estar dizendo isso isoladamente, mas estou baseado em todos os relatórios que temos e que apontam à integridade e solidez da infraestrutura”, destacou o Presidente da Concessionária, que explicou a existência das plantas na Represa.

 

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.