Unidades de Saúde realizaram mais de 150 mil atendimentos em 2018

Unidades de Saúde de Iguaba Grande realizaram mais de 150 mil atendimentos em 2018

Secretaria de Saúde ofereceu 25 especialidades médicas à população

Foto: José Carlos Rodrigues

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No ano de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde de Iguaba Grande realizou um árduo trabalho, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Policlínica, Unidade Materno-Infantil , Centro Geriátrico e CER Flore’ser. Além disso, esse ano teve uma novidade que foi o programa remédio em casa, que iniciou em novembro e já foram entregues mais de 120 receitas.

As UBS oferecem os serviços de consultas com enfermeiros, clínico geral e cirurgião dentista, além de marcação para especialidades na policlínica. Ao todo, as oito unidades realizaram 51.578 atendimentos.  A UPA de Iguaba Grande foi habilitada pelo Ministério da Saúde em agosto de 2018, e atendeu 75.448 pacientes, sendo 1.773 de urgência com observação de 24 horas em atenção especializada, 72.298 por médicos especializados em urgência/emergência e 1.377 consultas ortopédicas com imobilização provisória.

A Policlínica Municipal conta com as especialidades de angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, metabologia, gastroenterologia, infectologia, nefrologia, neurologia adulta e infantil, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria, urologia, cirurgia geral e nutricionista. Já a Clínica Materno Infantil possui pediatria, ginecologia, obstetrícia e mastologia. O Centro Geriátrico atende a ortopedia, otorrinolaringologia, clínica geral especialista em geriatria, fisioterapia e fonoaudiologia. Todas essas 25 especialidades somaram 23.940 atendimentos. Além disso, há no município o CER Flore´Ser – Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual, que realizou 10.778 atendimentos em 2018.

Além de todos esses serviços, as unidades também realizam o planejamento familiar, onde após um acompanhamento com o especialista, disponibilizam a inserção do DIU e a vasectomia.

Segundo o Secretário de Saúde Leônidas Heringer, esses números equivalem a quatro atendimentos para cada munícipe, o que torna esse número muito expressivo. “É um desafio enorme a gente prover à população todos esses atendimentos. Nós temos muita clareza que não temos tudo o que gostaríamos de ter, não temos todos os serviços do jeito que gostaríamos, mas continuamos trabalhando arduamente para melhorar cada vez mais o serviço prestado a população”, destacou o secretário.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.