Portos brasileiros se organizam para temporada de cruzeiros

Portos brasileiros se organizam para temporada de cruzeiros

Itajaí, Santos, Rio e Paranaguá aguardam números expressivos

Se aproxima a temporada de cruzeiros de 2023/2024 no Brasil, portos de várias regiões se preparam com manutenções e investimentos nos terminais de passageiros. O clima é de positividade de altas expectativas, contudo o desafio é grande. A última temporada (2022/2023) foi determinante na geração de novos empregos, criando cerca de 48 mil empregos, além de trazer para o Brasil um impacto econômico de aproximadamente R$ 3,6 bilhões, equivalente a um crescimento de 240% em relação a 2021/2022, segundo aponta dados da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos). A temporada 2022/23 é, ainda, a maior dos últimos dez anos.

Para a próxima temporada, marcada para o mês de outubro a maio, a associação espera a oferta de 840 mil leitos, que seria um crescimento de 6% em relação à última temporada, gerando um impacto econômico de, aproximadamente, R$ 3,9 bilhões para o País. Os portos de Itajaí (SC), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro e Santos (SP) se mostram otimistas. Alguns, inclusive, se preparam para superar sua melhor temporada, de 2022/23, como o caso do Itajaí, em Santa Catarina:

A última temporada de cruzeiros foi a melhor da história do Porto de Itajaí, em Santa Catarina. Foram quase 90 mil passageiros e 30 mil embarques e desembarques realizados, com um impacto estimado de mais de R$ 26 milhões na economia local. Para a próxima temporada, a expectativa é de um aumento de cerca de 70%, segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade, Thiago Morastoni.
“Estamos nos preparando para uma grande temporada 2023/24. Nesta última tivemos a maior de todos os tempos em Itajaí. Tudo isso movimenta a nossa cidade, especialmente hotéis, restaurantes e comércios. Por isso, a preparação na cidade está acelerada”, explica Morastoni.
Segundo Ronaldo Camargo, diretor-geral de Administração e Finanças do Itajaí, as armadoras já começaram a confirmar seus navios para a próxima temporada. “Atualmente, temos a previsão de 40 escalas e um incremento também no número de embarques, podendo chegar a 2 mil por escala”, comenta.
Também de olho na próxima temporada, Itajaí se reuniu com Clia Brasil, representantes de MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros, além de órgãos intervenientes, em meados de maio. “Nesta reunião, ficou consolidada a importância de Itajaí na rota dos cruzeiros do hemisfério sul e o compromisso de ampliação das ofertas de cabines e mais navios para nosso porto”, diz Camargo.
Por isso, de acordo com Thiago Morastoni, tanto a rede hoteleira como o comércio já se movimentam para receber os visitantes que desembarcam por lá: “Itajaí tem na economia do mar a sua essência, e por isso temos buscado aperfeiçoar nosso setor de comércio e serviços para atender a essa demanda de turistas, que também vem aumentando ano após ano”.
Na última temporada, o município catarinense recebeu 24 escalas, com cerca de 1 mil a 1,5 mil embarques cada. Itajaí era o único porto de embarque e desembarque no sul do País que atendia os transatlânticos da Costa Cruzeiros e da MSC Cruzeiros. A partir da próxima temporada, não será mais, pois dividirá a função com o Porto de Paranaguá.

PARANAGUÁ ENTRA NA ROTA DE CRUZEIROS INTERNACIONAIS

O Porto de Paranaguá, no Paraná, entrou apenas neste ano na rota definitiva de cruzeiros internacionais, com 16 navios já confirmados para a próxima temporada.
O MSC Lirica, a partir de novembro, vai operar itinerários de Paranaguá para Itajaí, Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai). A expectativa da MSC Cruzeiros é de embarcar mais de dez mil turistas em Paranaguá, além de receber mais de 41 mil em trânsito, sendo 50% de brasileiros e 50% de estrangeiros.
No fim do ano passado, Paranaguá recebeu o MSC Armonia em um teste para inserir o terminal paranaense na escala fixa das embarcações da empresa.
Segundo o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, a expectativa para os primeiros embarques e desembarques de passageiros pelo Porto de Paranaguá é “muito grande”. Para tanto, a administração do porto promoverá, no final de junho, o 1º Fórum de Navios de Cruzeiro do Porto de Paranaguá.
“O objetivo é alinharmos todas as ações necessárias para receber esses turistas, de forma organizada e profissional”, explica. A ideia, ainda, é envolver autoridades, comerciantes e proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes e agências de Turismo na preparação para a entrada oficial na rota internacional de cruzeiros do porto.

PORTO DO RIO SE PREPARA COM MANUTENÇÕES

Mais de 400 mil turistas em 35 navios foram recebidos pelo Porto do Rio (RJ) na última temporada. A expectativa é de que em 2023/24 haja um aumento de 10% nos embarques e desembarques. Américo Relvas, diretor de Operações do Pier Mauá, arrendatário do terminal internacional de cruzeiros do porto, aponta que o momento é de manutenção e treinamentos.
“Naturalmente, nesta fase do ano, aproveitamos para fazer manutenção predial e treinamentos com nossos colaboradores. Além disso, o terminal irá investir em novos equipamentos de raio-X, para proporcionar mais agilidade e segurança nos processos de embarque, desembarque e trânsito”, explica o diretor.
Já a Autoridade Portuária PortosRio tem a obrigação de entregar o canal de navegação, a bacia de evolução e os berços de atracação em condições de navegação e atracação em toda a extensão do terminal, conforme explicou Roque Pizarroso, gerente de Acesso Aquaviário do Porto do Rio de Janeiro/PortosRio.
“Também somos responsáveis por aumentar a frequência da fiscalização no cais para identificar qualquer irregularidade ou imperfeição que possa comprometer as atracações das embarcações de passageiros”, explica o gerente sobre as preparações do porto para a próxima temporada.
As manutenções, atreladas à revisão de plano de segurança portuária, visam à continuidade do que Relvas, diretor do Píer Mauá, denominou de “operação de sucesso”. Na temporada de 22/23, que foi finalizada no dia 17 de abril deste ano, o Porto do Rio recebeu 24 navios internacionais, 11 nacionais e nove tiveram sua primeira estada na cidade.
Ainda, foram 85 escalas de navios nacionais e 32 de navios internacionais, com um total de 117 atracações. “Prevemos algo em torno de R$ 200 milhões injetados na economia da cidade nesses seis meses. É uma movimentação econômica muito grande no Rio de Janeiro”, comemora Américo.
Destrinchando o balanço da última temporada, 419.767 passageiros circularam pelo terminal de cruzeiros do Porto do Rio de Janeiro, sendo 110.997 embarcados, 108.550 desembarcados e 200.220 em trânsito, segundo explicou o superintendente de Planejamento e Desenvolvimento de Negócios da PortosRio, Rafael Pina.
Para a próxima temporada, além de um aumento na movimentação de passageiros, aproximadamente 10% acima da temporada 22/23, o Píer Mauá espera mais datas com atracações simultâneas, inclusive de grandes transatlânticos. “Não vemos a hora da nova temporada começar. Gostamos de ação e desafios”, complementa Américo.

SANTOS ESPERA GRANDES NAVIOS

A temporada de 2022/2023 de Santos (SP) teve números expressivos – os melhores dos últimos dez anos: foram 16 navios em 143 escalas e 96 dias de operação. Além dos seis navios regulares da MSC, o terminal de cruzeiros, Concais, recebeu uma escala extraordinária do MSC Seaview, em março.
O Concais é responsável por quase 60% de todos os embarques feitos por temporada. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que o gasto médio por passageiro embarcando ou desembarcando é de R$ 770,97, não à toa, a última temporada resultou em uma arrecadação milionária para a economia da Baixada Santista.
Para tanto, o porto espera que, na próxima temporada, os números se mantenham, principalmente com a presença de algumas novidades, como o MSC Grandiosa, que tem capacidade para 6,3 mil passageiros, além do retorno dos minicruzeiros. “Teremos também o retorno do Costa Diadema com capacidade para 4.947 passageiros, um navio muito querido pelos brasileiros”, conta Sueli Martinez, diretora de operações do Concais.
Durante o período entre temporadas, o Concais passa por manutenções, tanto preventivas como corretivas de grande vulto, além de auditorias de ISO. Neste sentido, para a próxima temporada, está previsto um investimento para ampliação do armazém de bagagens e aumento do número de vagas de estacionamento para os passageiros, conforme explica Sueli.
Os portos de Maceió e Salvador fecham a lista dos que receberão cruzeiros na próxima temporada. A PANROTAS tentou contato com as autoridades portuárias dessas duas cidades, mas não obteve retorno.

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