Marielle Franco é homenageada com Medalha Tiradentes no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Marielle Franco é homenageada com Medalha Tiradentes no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Foto: Rafael Wallace

Nesta segunda-feira (10), a vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março deste ano, foi homenageada pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A data marca, também, o Dia Internacional dos Direitos Humanos e os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O pai e a irmã de Marielle receberam a Medalha Tiradentes e o Diploma Post-Mortem das mãos do deputado Marcelo Freixo (PSol), com quem Marielle trabalhou por dez anos.

Emocionado, o pai de Marielle, Antônio Francisco da Silva, disse que a cerimônia mostra o quanto o trabalho da sua filha foi marcante para tanta gente e disse ainda estar confiante nas investigações sobre a morte da filha.

O deputado Marcelo Freixo aproveitou a data para conceder a Medalha Tiradentes a Sidney Teles, um dos mais antigos integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, que, segundo Freixo, é referência na luta pelos direitos e garantias da infância e juventude, principalmente em relação àqueles em cumprimento de medida socioeducativa.

Durante a solenidade foram apresentados os relatórios da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, uma prestação de contas do trabalho realizado ao longo dos dez anos em que Freixo presidiu o colegiado onde foram feitos mais de seis mil atendimentos e 80 audiências públicas foram realizadas. Foi apresentado, também, o relatório da Subcomissão da Verdade na Democracia reúne dados e testemunhos de crimes de execução, tortura e desaparecimento. O relatório será lançado no próximo dia 13, às 17h, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro da capital.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.