Governo do Estado do Rio de Janeiro trabalha para implementar uma transição energética justa

Governo do Estado do Rio de Janeiro trabalha para implementar uma transição energética justa

Vice-governador fala dos desafios fluminenses e aponta importantes avanços do estado desde o Acordo de Paris

A pauta de transição energética continua movimentando os debates da COP28. Nesta quarta-feira (6/12), participando do painel “Liderança dos governos subnacionais na condução da implementação de planos de adaptação e mitigação”, o vice-governador e secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, falou do plano de descarbonização da economia que o Governo do Estado do Rio de Janeiro desenvolve para implementar uma transição justa.

— O governador Cláudio Castro tem o compromisso de transformar o Rio em referência na transição energética nacional para uma matriz limpa e diversificada – pontua o vice-governador.

Além das ações de conservação e restauração florestal, recentemente o governo estadual lançou mais um programa comprometido com a descarbonização. Com os Corredores Sustentáveis, sete postos de combustíveis estão adaptados para abastecer veículos pesados com gás natural e biometano, na Rodovia Presidente Dutra. A Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR), gestora do programa, trabalha para encerrar 2023 com 10 postos adaptados nesse importante corredor logístico Rio-São Paulo.

Para Pampolha, a COP28 tem sido importante para o balanço do que avançou desde o Acordo de Paris (2015) e, apesar dos desafios fluminenses, o Governo do Estado tem feito o seu “dever de casa”.

O painel desta quarta-feira foi mediado pelo diretor executivo da Regions4, Jordan Harris, e contou com a presença do vice governador do estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha; do governador de Condado de Vihiga e presidente do Comitê do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas no conselho de governadores do Quênia, Wilber Ottichilo; primeiro vice-presidente do Comitê das Regiões da União Europeia e governador da Região Central da Macedônia (Grécia), Apostolos Tzitzikostas e da diretora geral de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas do Governo da Catalunha, Mireia Boya.

Ações do GovRJ pela descarbonização e equilíbrio climático

– O programa Florestas do Amanhã planeja restaurar 440 mil hectares florestais até 2050, contribuindo com 159 milhões de toneladas de CO2 absorvidos pela biomassa aérea, além do potencial de absorção pelo solo tropical e manutenção hídrica das regiões.

– O Conexão Mata Atlântica atua em áreas estratégicas para a recuperação e manutenção da vegetação nativa e da biodiversidade na Bacia do Rio Paraíba do Sul.

– O Aliança pelos Manguezais promove a proteção de 15 milhões de hectares de manguezais até 2030 e tem investimento de US$ 4 bilhões.

– O plano estadual de descarbonização, para a elaboração de estratégias voltadas para a redução das emissões de carbono dos principais setores, está em fase de contratação.

– Para a emissão de licenças ambientais, o Governo do Estado exige dos empreendimentos um plano de mitigação e o inventário das emissões de gases.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.