Chuva e vento elevam o nível do segundo dia de Sul-Americano de Va’a

Chuva e vento elevam o nível do segundo dia de Sul-Americano de Va’a

Baixa visibilidade no mar adia três provas em dia que Brasil voltou a dominar o pódio

Se no primeiro dia de competição o sol forte castigou os atletas, o segundo dia de Sul-Americano de Va’a, em Cabo Frio foi marcado por muita chuva. Devido à má visibilidade, três provas tiveram que ser adiadas, e estão programadas para a manhã desta terça-feira: V1 Júnior 19 Masculino, V1 Júnior 19 Feminino e V1R Master 40 Masculino. Mas, mesmo com o desafio extra por causa da mudança no tempo, os brasileiros voltaram a dominar a disputa com 27 pódios na segunda-feira, 19, sendo 10 medalhas de ouro, oito de prata e nove de bronze. E deu Cabo Frio no lugar mais alto, novamente: na prova V1R Master 40 Feminino, Alice Nassif ficou em primeiro, e Dayone Rossi em segundo.

O XVIII Sul-Americano de Va’á começou no último domingo (18), segue até quarta-feira, dia 21, reunindo cerca de 500 atletas de nove países: Brasil, Argentina, Chile, Guiana Francesa, Panamá, Venezuela, Rapanui, Perú e Taiti. O segundo dia de competição começou com as provas V1 Open e V1 Master, que foram adiadas no domingo, 18, por causa dos fortes ventos, que chegaram a 40 nós. Segundo João Castro, diretor da Ecooutdoor Sports Business, agência organizadora do Sul-Americano em Cabo Frio, vento e mar agitado costumam ser grandes desafios para atletas da canoa havaiana e foram fundamentais na escolha de Cabo Frio para sediar o evento deste porte.

“Em 18 anos de competição, esta é a segunda vez que o Brasil sedia o Sul-Americano: a primeira foi Santos (SP), e agora Cabo Frio (RJ). Qualquer país pode se candidatar a sediar uma competição deste nível, mas alguns quesitos primordiais são levados em consideração pela Confederação e Cabo Frio reuniu as condições perfeitas para isso, entre elas o mar bem batido, que deixa as provas bem competitivas”, explicou.

O Sul-Americano de canoa havaiana é realizado pela Confederação Brasileira de Va’a e Associação Magna de Desportes. A 18ª edição conta com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, da Secretaria de Turismo e do Cabo Frio Convention Bureau, além de patrocínio do Restaurante Cabo Grill, Vilarejo, Nalin, Super Mineirão Supermercados, Boutique de Carne, Marcenaria Itajuru, Mafra Tintas e Bramil Supermercados.

 

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.