CARNAVAL 2024: POLÍCIA MILITAR EXPANDE SISTEMA DE RECONHECIMENTO FACIAL E DRONES PARA BLOCOS E ACESSOS AO SAMBÓDROMO

CARNAVAL 2024: POLÍCIA MILITAR EXPANDE SISTEMA DE RECONHECIMENTO FACIAL E DRONES PARA BLOCOS E ACESSOS AO SAMBÓDROMO

Mais de 12.100 policiais militares foram mobilizados extraordinariamente para o grande esquema de segurança na capital e no interior do Estado, um aumento de 5% comparado ao ano de 2023

A Secretaria de Estado de Polícia Militar trará a tecnologia como aliada para um Carnaval 2024 mais seguro para o cidadão do Rio de Janeiro


Este ano, o já estratégico esquema de policiamento empregado pela corporação contará com a expansão do Sistema de Video-monitoramento e Reconhecimento Facial, que já vem sendo utilizado desde a virada do ano.


O sistema estará em funcionamento em toda a orla das Zonas Sul e Oeste da Capital, nas praias que vão do Leme a Barra de Guaratiba, estações do Metrô e SuperVia, além dos bairros: Lapa, Leblon, Laranjeiras ,Centro, Botafogo, Tijuca, Vila Isabel, Barra da Tijuca e Jardim Botânico, transmitindo imagens em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Praça Onze.


Acompanhando o processo de expansão, o sistema também chegará como novidade ao Município de Cabo Frio, um dos mais movimentados da Região dos Lagos.


No Centro da Cidade do Rio, o Videomonitoramento com Reconhecimento Facial já está sendo aplicado desde janeiro através de drones na área de desfiles dos megablocos, na Av. Presidente Antônio Carlos. O circuito é totalmente cercado por grades de proteção e conta com 26 pontos de interceptação e revista, com 250 detectores de metais sendo utilizados pelos policiais, além de seis torres de observação ao longo do percurso.

Aliado à tecnologia, o material humano segue como o pilar mais importante nessa estratégia. Mais de 12.100 policiais militares estarão nas ruas para garantir a segurança dos foliões durante as festividades.


O entorno do Sambódromo também conta com o sistema de Videomonitoramento com Reconhecimento Facial, seis torres de observação na Av. Presidente Vargas, policiamento montado com equipes do Regimento de Cavalaria  Enyr Cony dos Santos (RCECS), 51 viaturas, a presença do carro-comando e drones.


Já na Zona Sul, policiais militares utilizarão detectores de metais em pontos de interceptação nas saídas dos metrôs da Zona Sul, visando localizar armas e objetos perfurocortantes. A região também contará com um corredor com 15 viaturas ostensivas.

Em Campinho, na Zona Norte da Cidade do Rio, os desfiles das escolas de samba das Séries Prata e Bronze retornam à Estrada Intendente Magalhães, e contarão com a presença policial do batalhão da área e apoio de efetivo. Além de 17 pontos de ostensividade com viaturas.


Durante o Carnaval, 46 equipes do programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida estarão mobilizadas, desenvolvendo ações para garantir a segurança das mulheres. Além da prevenção e intervenção, os policiais militares do programa farão trabalho de conscientização, distribuindo materiais informativos alusivos à campanha “Não é não!”. As equipes atuarão nas avenidas Marquês de Sapucaí e Intendente Magalhães, nas áreas de desfile dos megablocos, na capital, como também nas demais cidades do Estado do Rio de Janeiro.


No interior e nas cidades litorâneas, os batalhões de área estarão atentos às praças de eventos e aos blocos locais, com roteiros de policiamento pré-definidos e reforço nos pontos de concentração de pessoas. Além do Videomonitoramento com Reconhecimento Facial em Cabo Frio.


Nas rodovias estaduais e vias expressas da capital, o Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv) e o Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) estarão com o policiamento reforçado com cerca de 130 viaturas, além do apoio aéreo do Grupamento Aeromóvel (GAM), visando um deslocamento seguro para as áreas turísticas, praias e locais de eventos.


As unidades especializadas da corporação, como as Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS), também estarão nas ruas integrando o amplo esquema de policiamento.


No período de festividades, a Operação Verão terá seu planejamento mantido, com reforço da presença policial nas principais praias da região metropolitana, de Niterói e Região dos Lagos, com policiamento realizado em quadriciclos e tendas utilizadas como ponto de apoio para as equipes.


A coordenação e monitoramento de todas as ações ficarão centralizados no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Praça Onze.

A Polícia Militar ressalta que o App 190RJ é mais uma ferramenta tecnológica ao dispor dos cidadãos em tempo integral – disponível ainda nos idiomas inglês, francês e espanhol -, assim como a já tradicional Central Telefônica 190.


Aos foliões, a SEPM destaca: não hesitem, acionem e contem com a Polícia Militar.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.