Cabo Frio quer aumentar o número de “famílias acolhedoras” na cidade

Cabo Frio quer aumentar o número de “famílias acolhedoras” na cidade

Objetivo é o acolhimento de menores de idades em situação de violação de direitos por sua família de origem

 

(Foto: Divulgação/Ascom PMCF)

A Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente de Cabo Frio já conta com o cadastro de algumas famílias que se disponibilizaram para o acolhimento temporário desses menores (de 0 a 18 anos), mas a Prefeitura da cidade quer aumentar esse número, já que muitas crianças e adolescente, pela falta de famílias capacitadas para recebê-los, acabam sendo acolhidas pelo Abrigo Municipal.

O objetivo dessa política pública é garantir o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes e assegurar que seus direitos sejam viabilizados, para que futuramente elas sejam inseridas novamente, de forma segura, em suas famílias de origem, após ter sido feito um trabalho com essa família para a reinserção desse menor.

Para se cadastrar é preciso preencher alguns requisitos. Abaixo listamos alguns deles:

  • Ter mais de 21 anos;
  • Morar em Cabo Frio no mínimo há 3 anos;
  • Não estar em nenhum cadastro de adoção;
  • Não ter ficha criminal.

É importante a família acolhedora não ter o desejo de adoção, já que essa criança ou adolescente será, posteriormente, reinserida em sua família de origem, como citado anteriormente. Além do cadastro, a família acolhedora passa por uma capacitação junto à equipe.

A assistente social Bruna Cabral explica: “São muitos os motivos que fazem com que as crianças e adolescente precisem estar em acolhimento. Esse acolhimento é temporário porque, durante todo o processo, é feito um trabalho junto da família de origem. A família acolhedora não pode estar em nenhum cadastro de adoção nem ter interesse em adotar porque o objetivo desse projeto é reinserir essas crianças de volta às suas famílias, e quando a família acolhedora tem intenção em adotar, esse trabalho de reinserção pode ficar comprometido”.

Para maiores informações sobre o serviço, é só agendar um atendimento na Antiga Prefeitura de Cabo de Frio, localizada no Braga, pelo telefone (22)3199-9932.

 

*por Rayane Dias

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.