A World Surf League (WSL) prepara ações inéditas voltadas ao Outubro Rosa no Corona

A World Surf League (WSL) prepara ações inéditas voltadas ao Outubro Rosa no Corona

Series que vai acontecer entre 14 e 21 de outubro, em Saquarema, no Rio de Janeiro. A principal delas será a Onda do Bem, bateria especial marcada para a estreia do evento, às 16h30, com surfistas e personalidades da modalidade.
Ao todo, dez nomes estão confirmados para participar da ação. Entre as convidadas, estão: Bárbara Muller, Claudia Gonçalves, Jacqueline Silva, Larissa Murai, Manu Caiado, Maíra Pabst, Michelle Des Bouillons, Rachel Apollonio, Suelen Naraísa e Suzan Kato. As participantes serão divididas em duas equipes, com cinco membros em cada, no formato tag team, ou seja, as mulheres de cada time se alternam nas ondas.
“O Outubro Rosa é um símbolo na luta contra o câncer de mama. Por meio da Onda do Bem, queremos usar a plataforma e o espaço da WSL para conscientizar sobre o tratamento e o diagnóstico precoce contra a doença, alertando para a importância dos cuidados da saúde da população”, destaca Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
Em parceria com a Prefeitura de Saquarema e o INCAvoluntário, a Liga contará com espaços dedicados às mulheres na Praia de Itaúna. Também no dia 14, a partir das 9h, serão montados cinco estandes em frente ao Centro de Treinamento de Surf Leó Neves: um da Promoção da Saúde; um do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente; e outros três da Secretaria da Mulher.
Criado há 20 anos, o INCAvoluntário é o braço social do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Com o trabalho de voluntários e de parceiros, doações de recursos financeiros e de serviços, a entidade promove ações de humanização e de bem-estar diariamente, dentro das quatro unidades hospitalares do INCA no Rio de Janeiro, localizadas no Centro e nos bairros de Vila Isabel e Santo Cristo; depois que o paciente volta para casa, também recebe do INCAvoluntário bolsas de alimento, fraldas, cadeiras de roda e vales-transporte, entre vários itens essenciais para continuidade do tratamento. Hoje, mais de 100 empresas parceiras e mais de 250 voluntários colaboram com o trabalho. Só no mês de setembro, 1600 pacientes foram beneficiados.
“Para o INCAvoluntário, contar com uma organização esportiva como a World Surf League, que defende e contribui para a nossa causa – a ajuda ao paciente do INCA no enfrentamento da doença – é motivo de grande comemoração. Neste mês da campanha Outubro Rosa, a parceria com a Liga trará não só visibilidade internacional às ações promovidas pelo braço social do INCA, mas terá o louvável papel de sensibilizar atletas jovens e fãs do surf sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Essa união de esforços é tudo o que mais desejamos e precisamos”, afirma a coordenadora de Comunicação do INCAvoluntário, Bruna Rodrigues.
Esta será a segunda edição da Onda do Bem. Em 2020, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, a WSL realizou um evento beneficente com a presença de atletas e celebridades que se uniram em times para competirem entre si. A ação, com isolamento em bolha no hotel e praia fechada, contou com transmissão ao vivo e evento noturno com leds nas pranchas.
Prevista em lei desde 2018, a campanha Outubro Rosa se tornou uma marca na luta contra o câncer de mama, além de auxiliar na divulgação de informações a respeito da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da doença. De acordo com o INCA, estima-se que 73.610 novos casos serão diagnosticados no país até o fim deste ano, após o levantamento mais recente, de 2021, registrar 18.361 óbitos naquele ano.
Devido ao perigo da doença, participantes da Onda do Bem Outubro Rosa reconhecem a importância do diagnóstico precoce. “O Câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Hoje em dia, com o avanço da ciência e da tecnologia, contamos com muitos progressos nos tratamentos. Mas precisamos dar atenção à nossa saúde, fazendo exames de rotina. Quanto antes o diagnóstico, o tratamento será mais eficaz”, comenta Claudia Gonçalves, comentarista de surfe nos canais Globo. Rachel Apollonio, influenciadora e apresentadora na WSL Brasil, reforça o compromisso da campanha para a conscientização do público. “A respeito da Onda do Bem Outubro Rosa, acho muito importante cada ação que gere essa consciência. Eu tenho histórico de câncer de mama na minha família e sei a diferença que fez quando foi descoberto precocemente. É a melhor forma de vencer uma doença tão devastadora”.
O Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil é o torneio final da divisão de acesso à elite do surfe, responsável por selecionar os dez melhores surfistas masculinos e as cinco melhores atletas femininas no ranking global que estarão no Championship Tour (CT) 2024. Além da decisão, estão programadas diversas atrações para o público local e fãs da modalidade, casos da Vila dos Patrocinadores, apresentação da Esquadrilha Ceu, demonstrações de jet ski, entre outras.

Sobre a World Surf League

A World Surf League (WSL) promove as principais competições de surfe no planeta, coroando os campeões mundiais desde 1976, com os melhores surfistas do mundo se apresentando nas melhores ondas do mundo. A WSL é composta por uma divisão de Circuitos e Competições, que supervisiona e opera mais de 180 eventos globais a cada ano; pela WSL WaveCo, que produz as melhores ondas artificiais de alta performance; e pela WSL Studios, com produções independentes de conteúdos e projetos com e sem roteiros.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.