Inaugurada Casa da Vida Independente para alunos com deficiência

Espaço pioneiro na região simula ambiente residencial completo para estimular autonomia de estudantes da educação especial

img_3280-900x675-1-300x225 Inaugurada Casa da Vida Independente para  alunos com deficiênciaA rede municipal de Rio das Ostras inaugurou nesta terça-feira (23) a Casa da Vida Independente, um espaço pioneiro no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) que simula uma residência completa para estimular a autonomia de alunos com deficiência. O projeto integra uma série de melhorias implementadas na unidade desde o início do ano letivo de 2025.

A casa conta com cozinha, sala, quarto, banheiro mobiliados e área externa com lavanderia e horta, criando um ambiente realista onde os estudantes desenvolvem habilidades práticas como preparo de alimentos, higiene pessoal e doméstica, cultivo de horta e atividades artísticas. O espaço é destinado especialmente a alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Mais do que um espaço físico, esta casa representa dignidade, autonomia e oportunidades para nossos alunos. Cada ambiente foi cuidadosamente planejado para acolher e desenvolver as potencialidades de cada estudante”, explicou Luana Soares, coordenadora de Educação Inclusiva.

As atividades seguem o Plano Individualizado de Transição (PIT), que adapta o ensino às necessidades específicas de cada aluno. “É uma proposta que visa à transição para a vida adulta independente, um espaço de acolhimento e liberdade”, complementou Ana Paula Portugal, diretora do CEMAEE.

O CEMAEE funciona no contraturno escolar oferecendo salas de recursos multifuncionais, comunicação alternativa, braille, libras, além de atividades complementares como psicomotricidade, paraesporte e aquáticas. O centro atende estudantes com diversos tipos de deficiência desde a creche até a EJA.

 

Foto: Alexandre Leite

Share this content:

Publicar comentário