Evento no Palácio Tiradentes entregou honrarias a artistas e feirantes; espaço foi reconhecido como patrimônio estadual
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) promoveu, na noite desta terça-feira (23/09), uma sessão solene em comemoração aos 80 anos da Feira de São Cristóvão. A celebração ocorreu no Palácio Tiradentes, sede do Legislativo estadual.
No ano passado, a Alerj aprovou uma proposta da deputada Tia Ju (REP) que declara o espaço como Patrimônio Histórico, Turístico, Cultural e Gastronômico do estado. A parlamentar ressaltou a importância do local: “Não se trata apenas de um ponto de tradição, mas de um símbolo da resistência de um povo que deixou o Nordeste e fez do Rio sua casa. Tudo começou de forma modesta, e hoje a feira ocupa um pavilhão – uma trajetória de oito décadas”. Ela também informou que está em análise na Casa a formação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Cultura Nordestina.
Há 28 anos atuando como feirante, Jerlany Versia define o local como sinônimo de acolhimento. “Cheguei da minha terra com muitos planos, e a feira me permitiu concretizar todos. Eduquei meu filho aqui, com muito esforço, e sou muito grata por tudo que conquistamos”, relatou.
Luiz Carlos dos Santos, diretor da comissão de feirantes, contou que sua relação com o espaço começou em 2009, sem grande entusiasmo. “Com o tempo, desenvolvi um carinho especial, ainda mais por ter raízes nordestinas através do meu pai. Agora, no meu quarto mandato, me dedico a lutar por este lugar que é sustentado pelos clientes, músicos e pela nossa equipe”, afirmou.
Como parte das comemorações, foram concedidas honrarias a músicos e artistas que se apresentam regularmente na feira, com o Diploma Cultural Agamenon-Marabá. Feirantes com mais tempo de atuação e membros da diretória receberam o Diploma de Mérito Legislativo. Ao final, foi aprovada uma Moção de Aplausos em homenagem aos 80 anos do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, onde a feira está instalada.
Share this content:
Publicar comentário