Foto: divulgação
A inauguração aconteceu neste sábado e contou com visitas teatralizadas gratuitas
O Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), inaugurou neste sábado (30/08) a exposição “Um senhor estádio a todo vapor”, em comemoração aos 75 anos do Estádio do Maracanã. A mostra, idealizada pelo colecionador Alex Braga, reúne mais de 400 peças raras e inéditas que contam a história do templo do futebol. A entrada é gratuita e a exposição ficará em cartaz até o dia 20 de outubro.
A diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, destacou o caráter inédito da exposição e sua importância para todas as gerações, lembrando a ligação do Maracanã com o Poder Legislativo, inclusive com peças de ex-deputados e ídolos do futebol, como Roberto Dinamite. O colecionador Alex Braga revelou que a paixão pelo acervo começou na infância e foi ampliada com aquisições em feiras de antiguidade e doações de familiares de grandes personagens do esporte.
Entre os itens de grande valor histórico em exibição, destacam-se a cadeira perpétua de 1950, a bola usada por Pelé em sua despedida da Seleção em 1971 e a camisa autografada por Garrincha em seu último jogo no estádio. A curadoria também revisita momentos icônicos que transcendem o futebol, como a visita do Papa João Paulo II e o show de Frank Sinatra, além de celebrar ídolos como Zico, Romário e Maradona.
A abertura foi marcada por visitas teatralizadas gratuitas, onde sete atores interpretaram personagens fundamentais para a história do Maracanã, desde um torcedor “raiz” até um locutor de rádio. O espetáculo percorreu desde o “Maracanazo” em 1950 até as Olimpíadas de 2016, e inclusive citou leis importantes da Alerj, como a Lei Vini Jr. (de combate ao racismo no esporte) e a Lei Gui (sobre epidermólise bolhosa).
A iniciativa foi elogiada pelo público, como o turista paulista Rennes Matos, que destacou o formato teatral como uma forma criativa e atraente de envolver todos os espectadores, incluindo as crianças. A exposição se consolida como um mergulho cultural na trajetória de um dos estádios mais emblemáticos do mundo.
Share this content:



Publicar comentário