“Dia de Darwin” celebra a ciência e a restauração da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio
Protocolo final para o começo da reforma completa do prédio histórico aconteceu no evento
As celebrações do aniversário de Charles Darwin, e dos 190 anos da visita do naturalista britânico em Cabo Frio, foram marcadas pela assinatura do acordo que entregará o prédio da Fazenda Campos Novos para a restauração completa. A programação especial preparada pela Prefeitura em conjunto com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), levou dezenas de pessoas para a Fazenda Campos Novos, em Tamoios, no sábado (12), para comemorar o “Dia de Darwin”.
A programação teve início às 8h, com a Feira do Produtor Rural que aconteceu no Parque de Exposições de Tamoios durante todo o evento. A feira contou com gastronomia rural, artesanato, passeio de pônei e cavalo, música ao vivo, entre outras atividades. Teve ainda contação de histórias e escorrega para as crianças.
A previsão de entrega do prédio é em novembro, no mês de aniversário dos 407 anos da fundação de Cabo Frio. O local passará a contar com um museu científico e uma escola de extensão da universidade.
Na Capela de Santo Inácio, às 9h, foi realizada a assinatura do termo de cessão de uso da sede da Fazenda Campos Novos para a Uenf. A ação foi um dos últimos passos para a restauração do imóvel do século XVII, que será feita com recursos do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Na cerimônia, que contou com uma intérprete de libras, também foi assinado um acordo de cooperação com a diretora adjunta da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, Allana Frare, e com a diretora da Escola Municipal Prof. Edilson Duarte, Palmira Domingues. O acordo busca levar interação entre a universidade e as escolas, promovendo um intercâmbio de instituições. Em um primeiro momento serão instaladas estações meteorológicas nos dois colégios do município, seguido de diversas outras implantações, treinamentos e capacitações.
Deixe uma resposta