Presença de profissional da saúde em eventos esportivos de pequeno porte poderá ser obrigatória

Presença de profissional da saúde em eventos esportivos de pequeno porte poderá ser obrigatória

De acordo com a proposta, o especialista deverá estar à disposição durante toda a competição

Foto: Thiago Lontra/ divulgação Alerj

De autoria do deputado estadual Thiago Rangel (PMB), o Projeto de Lei Nº 3580/2024 estabelece a obrigatoriedade da presença de pelo menos um técnico de enfermagem em competições desportivas de pequeno porte realizadas por ligas de esportes no estado do Rio.

Segundo justifica o autor do PL, a prática de atividades esportivas, especialmente aquelas que envolvem um esforço físico intenso, pode acarretar riscos à saúde dos participantes, o que independe do porte do evento, e por isso, a presença de um técnico é fundamental. “Essa é uma medida preventiva para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes”, considerou o parlamentar.

O Projeto determina que o profissional deverá ser devidamente habilitado, capacitado para realizar os primeiros socorros e inscrito no Conselho Regional de Enfermagem (COREN). De acordo com Rangel, a medida garante a tranquilidade dos atletas, espectadores e organizadores. “A presença de um técnico irá contribuir para uma abordagem rápida e eficaz em casos de acidentes ou mal súbito, evitando complicações e garantindo um atendimento adequado”, pontuou.

Em andamento na Alerj, o PL será votado pelas Comissões responsáveis antes de ir a Plenário.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.