Araruama se torna polo da segurança com criação do 42º BPM, novo batalhão da PM para a Região dos Lagos

Medida, anunciada com novo organograma da corporação, visa reforçar efetivo, agilizar respostas e centralizar coordenação policial na região

Araruama passa a ocupar posição estratégica no novo mapa da segurança pública do Estado do Rio de Janeiro com a implantação do 42° BPM em Araruama. A unidade será  responsável pelo policiamento de toda a Região dos Lagos.

A medida integra a reestruturação administrativa e operacional da corporação, anunciada nesta segunda-feira (26) pela Secretaria Estadual de Polícia Militar, que apresentou o novo organograma da PM e o Plano Estratégico 2025-2029.

A prefeita Daniela Soares participou da solenidade no Palácio Guanabara, onde foi assinado o decreto que oficializa o novo organograma da Polícia Militar e autoriza a criação do batalhão em Araruama.

Segundo a prefeita, a conquista é fruto de mais uma parceria com o Governo do Estado e vai impactar na segurança da região.

“A chegada do batalhão representa um avanço histórico na política de segurança pública, com impactos diretos no reforço do efetivo, no aumento da presença policial e na ampliação da capacidade de resposta às ocorrências. Estamos falando de mais estrutura, mais policiais, mais investimentos e mais proteção para as famílias araruamenses e para toda a Região dos Lagos. Essa conquista é fruto de diálogo, articulação e parceria com o Governo do Estado, e mostra que quando os governos caminham juntos, quem ganha é o cidadão”, afirmou a prefeita.

Entre os destaques do novo organograma está a criação do 8° Comando de Policiamento de Área (CPA), uma estrutura intermediária de comando, responsável por supervisionar batalhões em regiões geográficas. Com isso, serão implementados o 42° BPM, em Araruama,  e o 13°BPM,  em Maricá.

Além de sediar o novo batalhão, Araruama passa a ter papel central na coordenação do policiamento da Região dos Lagos,  otimizando o planejamento operacional, reduzindo o tempo de resposta das equipes e ampliando a integração entre os municípios.

A implantação do 42º BPM também trará reflexos positivos para o desenvolvimento econômico, o turismo e a qualidade de vida da população, ao criar um ambiente mais seguro para moradores, comerciantes e visitantes.

Share this content:

Publicar comentário