Araruama marca presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, em Brasília
Araruama está representada na 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, que acontece em Brasília, por três delegadas eleitas durante a primeira edição do evento no município, realizada em julho. O encontro local, que mobilizou cerca de 400 pessoas no Centro de Convenções, definiu as representantes que hoje levam as demandas araruamenses para o debate nacional. A comitiva é formada por Elizangela Oliveira, da Amigas do Peito; Rosiele Vasconcelos, liderança do Quilombo de Sobara; e Ana Maria Barroso, representante do poder público.
Elas defenderão três propostas construídas coletivamente em Araruama, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção, ampliar direitos e garantir políticas públicas para a equidade de gênero. Essas propostas foram previamente aprovadas na Conferência Estadual, ocorrida no Rio de Janeiro em agosto, que reuniu 462 mulheres e elegeu 152 delegadas para a etapa nacional.
A primeira proposta visa a criação de um Sistema Único de Políticas Públicas e Cuidados para as Mulheres, assegurando a implantação de secretarias específicas em todos os entes federados, com recursos fundo a fundo, orçamento próprio e mecanismos de paridade. A segunda sugestão trata da ampliação do atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade, prioritariamente chefiadas por mulheres, garantindo moradia via aluguéis sociais e vale-transporte, além de suporte para autonomia econômica. Já a terceira proposta, aglutinada, foca em políticas de cuidado e autonomia para mulheres cuidadoras, incluindo a expansão de creches com horários estendidos, criação de centros de convivência e apoio à saúde emocional.
A participação das delegadas na conferência reforça o compromisso de Araruama com o avanço das políticas para mulheres e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Share this content:
Publicar comentário