Fotos: Natalia Figueira
Segundo dia de comemoração contou com workshops, rodas de conversa, homenagens, shows e diversas atividades na Maricá Beach Arena
A Prefeitura de Maricá, por intermédio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, realizou no sábado, dia 30 de agosto, o segundo dia de celebrações pelo Dia da Mulher Maricaense. Entre os destaques, estiveram a palestra da escritora Djamila Ribeiro, o show da cantora Maria Gadú e as homenagens prestadas a mulheres de relevância no município.
A programação contou com diversas atividades culturais, rodas de conversa e reconhecimentos. “Esses dois dias evidenciaram que as mulheres podem conduzir suas próprias trajetórias. Muitas vezes, a superação da violência doméstica começa com habilidades que elas já dominam. Esses debates aproximaram as ações públicas da realidade feminina, promovendo mudanças significativas para quem mais necessita”, destacou Ingrid Caldas, que estava à frente da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres.
Zeidan, deputada estadual e relatora da CPI da Violência Contra a Mulher na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), além de autora de legislações voltadas à proteção das mulheres — como o Observatório do Feminicídio e o Programa de Enfrentamento ao Feminicídio —, reforçou a importância de combater os casos de violência.
“É essencial fortalecer uma rede de apoio às mulheres, que vá além da prevenção ao feminicídio, oferecendo suporte às vítimas no período pós-agressão, garantindo meios para que reconstruam suas vidas. A violência contra a mulher ainda é alarmante, e a subnotificação é muito elevada. Esse assunto precisa ser tratado como prioridade”, ressaltou a parlamentar.
As homenagens
No plenário, foram entregues o Prêmio Heloneida Studart às vereadoras Adriana Costa, Andrea Cunha, Chris Corrêa, Kelly Bernardos e Rita Rocha.
As parlamentares também concederam Moções de Congratulações e Aplausos a mulheres de expressão em Maricá, como as secretárias Bruna Tavares (Promoção das Comunidades e do programa Minha Casa Minha Vida), Danielle Oliveira (Comunicação Social), Priscilla Canedo (Políticas de Desenvolvimento Regional e Articulação com o CONLESTE), a presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Márcia Ferreira, e a comandante da Guarda Municipal, Ana Aretuza.
“Quando as mulheres ocupam espaços de decisão, conseguimos refletir com sensibilidade sobre aquilo que nos afeta e impacta. Este evento nos permitiu abordar não apenas nossas dificuldades, mas também nossas capacidades. Esse tipo de iniciativa abre espaço para trocas, fortalecimento mútuo e maior inserção feminina na sociedade”, comentou a secretária Danielle Oliveira.
Mulheres atuantes da sociedade civil também foram homenageadas. Receberam moções a presidente da subseção Maricá da OAB, Lucivani das Neves; a presidente da Associação de Imprensa de Maricá, Nathalia Costa; a diretora-geral do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, Dra. Ana Paula Santos, entre outras personalidades. A programação teve início com um workshop de unhas, ministrado por Rayssa Souza, e uma oficina de maquiagem com Paula Balbino. O público ainda pôde assistir às apresentações culturais do grupo Carimborina e ao desfile de moda promovido por coletivos sociais.
A filósofa e escritora Djamila Ribeiro conduziu uma palestra abordando a presença das mulheres nos espaços de fala e liderança. “As mulheres não partem das mesmas condições de acesso, especialmente as negras. As desigualdades foram moldadas historicamente por estruturas como o racismo e o sexismo, que continuam restringindo direitos e acessos”, explicou. “Não se trata de falta de competência — porque nós temos —, e sim de ausência de igualdade nas oportunidades. O país precisa adotar políticas afirmativas que permitam o avanço das mulheres”, completou a autora.
Na sequência, foi promovido um painel com a presença de mulheres atuantes em diversos setores, como a empresária Thaisa Muniz, a CEO Andrea Carvalho, a subsecretária Zanza Calixto, a empreendedora Karol Mendes e a influenciadora digital Camila Nascimento. Encerrando as homenagens, a cantora local Vivi Serrano se apresentou com um repertório repleto de sucessos, preparando o público para a atração principal da noite, a cantora Maria Gadú.
Reconhecida por sua voz expressiva e pela fusão de MPB, pop e elementos contemporâneos, Maria Gadú apresentou músicas de seus álbuns mais consagrados, demonstrando por que foi indicada a importantes premiações, como o Grammy Latino.
Share this content:
Publicar comentário