Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom
Itamaraty e MDIC enviaram carta às autoridades norte-americanas
Em comunicado oficial, o Brasil expressou forte repúdio à decisão dos Estados Unidos de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados para o mercado norte-americano. A medida, anunciada no dia 9 de julho, entrará em vigor a partir de 1º de agosto.
A carta, enviada pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, foi dirigida ao secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e ao representante comercial do país, Jamieson Greer. O texto foi assinado pelo vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, e pelo chanceler Mauro Vieira.
No documento, o governo brasileiro afirma que a medida terá consequências graves para setores estratégicos de ambas as economias, ameaçando uma relação comercial histórica. “Ao longo de mais de 200 anos de relações bilaterais, o comércio sempre foi um pilar fundamental para a cooperação e o crescimento das duas maiores economias das Américas”, destaca a mensagem.
O texto também ressalta o empenho do Brasil em manter diálogos construtivos com as autoridades norte-americanas, mesmo diante de um déficit comercial acumulado de cerca de US$ 410 bilhões nos últimos 15 anos, segundo dados oficiais dos EUA.
Além disso, o governo brasileiro menciona uma proposta confidencial enviada em 16 de maio deste ano, com sugestões para equilibrar as relações comerciais. No entanto, até o momento, não houve retorno por parte dos EUA.
“Diante da urgência do tema, o Brasil reafirma seu interesse em receber uma resposta à proposta apresentada e permanece aberto ao diálogo para alcançar uma solução que beneficie ambos os lados”, conclui a carta.
(Fonte: Agência Brasil)
Share this content:
Publicar comentário