Cabo Frio realiza evento de basquete adaptado em ação inédita de inclusão esportiva

Parceria entre secretarias promove primeira atividade oficial da modalidade no município nesta quinta-feira (15), na Universidade Estácio de Sá

 

Na próxima quinta-feira, 15 de maio, Cabo Frio dá um passo importante em direção à inclusão e acessibilidade com a realização do primeiro evento oficial de basquete adaptado no município. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência. A atividade acontece a partir das 18h, no ginásio da Universidade Estácio de Sá.
O evento marca a implementação do esporte adaptado na cidade e contará com a participação de representantes de destaque no cenário nacional da modalidade, como Mário Bello, presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeiras de Rodas; Itamar Luiz, coordenador de seleções da mesma entidade; e Bruno Delia Matzke, presidente da Federação de Basquete Adaptado do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Bernardo, o evento simboliza a realização de um antigo desejo da população com deficiência. “Há muito tempo, a pessoa com deficiência almeja o esporte adaptado em nosso município, e finalmente estamos tendo essa oportunidade. Escolhemos o basquete em cadeira de rodas por ser a modalidade precursora no Brasil”, destacou.
O secretário adjunto de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência e Autismo, André Luiz da Penha, conhecido como Gugu, também ressaltou o valor da ação como instrumento de transformação social. “O basquete adaptado mostra que a acessibilidade também pode estar presente no esporte. A pessoa com deficiência pode estar onde quiser.”
Aberto ao público, o evento tem como principal objetivo incentivar a prática esportiva entre pessoas com deficiência, promover a inclusão e sensibilizar a sociedade sobre a importância da acessibilidade e da equidade no esporte.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

Foto: Freepik

Share this content:

Publicar comentário