Vendas do comércio varejista sobem 0,6% em fevereiro

Vendas do comércio varejista sobem 0,6% em fevereiro

Alta vem após dois meses de variação negativa

(Divulgação SDI IBGE. Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje (13) a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) onde, após dois meses negativos, as vendas do comércio varejista voltaram a crescer, totalizando 0,6%, e sendo ainda maior que fevereiro de 2020 que, em um cenário pré-pandemia, somava 0,4%.

O volume de vendas chegou a somar uma queda de 6,3% nos últimos dois meses. Entre maio e outubro de 2020, os índices estavam em alta, chegando a 6,5% acima dos números da pré-pandemia, mas em dezembro esse cenário mudou com a diminuição do valor do auxílio emergencial, além das restrições de alguns locais nesse início de ano, de acordo com o gerente da PMC, Cristiano Santos.

Um dos fatores que facilitou esse saldo positivo na variação foi a volta às aulas, que aqueceu o comércio, tanto que, das atividades pesquisadas, o maior aumento foi a venda de livros, jornais, revistas e papelaria, que chegou a 15,4% em relação a janeiro, ainda que esteja 41% menor comparando a fevereiro de 2020.

Entre janeiro e fevereiro, outras altas foram de eletrodomésticos (9,3%), tecidos, vestuário e calçados (7,8%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%).

De acordo com a divulgação do IBGE: Dezenove das 27 unidades da federação tiveram taxas positivas em fevereiro frente a janeiro. Amazonas (14,2%), Rondônia (11,5%) e Piauí (8,3%) se destacaram positivamente. Por outro lado, Acre (-12,9%), Tocantins (-4,4%) e Distrito Federal (-2,1%) tiveram as maiores quedas.

 

*por Rayane Dias

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.