Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia alerta para prevenção da sífilis

Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia alerta para prevenção da sífilis

Foto: Renato Fulgoni

Com base no aumento dos casos de sífilis em todo o país, a Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia alerta para os riscos de infecção da doença, causada por uma bactéria e de fácil transmissão. A utilização de preservativos é a medida mais importante de prevenção da sífilis, assim como o acompanhamento e o tratamento adequados de gestantes e parceiros durante o pré-natal de qualidade, o que contribui para o controle da sífilis congênita. O município realiza, ainda, testes rápidos para detecção da doença.

Com o objetivo de assegurar e melhorar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença, a Secretaria de Saúde planeja a realização de capacitações direcionadas aos profissionais que atuam na Atenção Primária, emergências e demais dispositivos da rede para a execução dos testes rápidos de HIV e sífilis. Todas as Unidades de Saúde, inclusive emergência, dispõem de preservativos masculinos para distribuição gratuita. As campanhas de prevenção também foram promovidas durante os cinco dias de Carnaval.

Todas as pessoas sexualmente ativas têm indicação de realizar a testagem, que pode ser feita em uma ida rotineira ao serviço de saúde. Para a realização do teste rápido não é necessária prescrição ou consulta médica. A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum. A transmissão também pode ser feita verticalmente; da mãe para a criança durante a gestação ou o parto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. A doença apresenta várias manifestações clínicas e diferentes estágios: sífilis primária, secundária, latente e terciária.

Em São Pedro da Aldeia, os testes rápidos são realizados em todas as unidades básicas de saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS), e formam o conjunto de estratégias que tem como objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população ao diagnóstico do HIV e detecção da sífilis. Em caso de dúvidas, o usuário pode procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência ou a sede da Vigilância em Saúde, localizada na Rua Agenor Pimentel Carvalho, nº 278, no centro da cidade, próximo ao Banco do Brasil.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.