Procon-RJ lança cartilha de orientações ao consumidor superendividado
Manual, além de dar dicas de prevenção, ajuda a identificar e a tratar o superendividamento
O Procon do Estado do Rio de Janeiro, lançou nesta sexta feira (28/07), um guia completo de orientação ao consumidor superendividado. Este manual possui todas as orientações para que o consumidor possa entender o que é o superendividamento, identificar quem se encaixa nesse cenário e como fazer para resolver a situação, além de indicar o que fazer para não entrar nesse problema.
A autarquia possui o Núcleo Especializado para Tratamento ao Superendividamento, que atua identificando consumidores nesta situação e auxilia na solução do problema através de audiência de conciliação com todos os credores e na elaboração de plano de pagamento que mantenha o mínimo existencial.
– Esta cartilha está bem completa e, de forma bem objetiva, ajuda o consumidor a identificar, tratar e prevenir a situação de superendividamento, conforme a Lei Federal 14.181 de 2021. O consumidor que, ao acessar este guia, identificar que está nessa situação, poderá buscar o nosso Núcleo Especializado e terá todo auxílio do Procon-RJ. Acreditamos que a informação e a educação poderão também prevenir a situação de muitos consumidores endividados, além de evitar que venham a enfrentar o problema do superendividamento. Nosso maior objetivo é contribuir para que os consumidores possam retornar e manter-se no mercado de consumo. Explica Cássio Coelho, Presidente do Procon Estadual.
Com uma linguagem simples e exemplos práticos, o consumidor poderá ter acesso à essa cartilha através do link:
https://bit.ly/Cartilha-Orientações-ao-Consumidor-Superendividado
O Mutirão de Renegociação de Dívidas
Além do lançamento da cartilha, o Procon continua
o mutirão Renegocia! Idealizado pela Secretaria Nacional do Consumidor- Senacon, e de âmbito Nacional.
Dos dias 31/07 a 04/08, as concessionárias de serviços, como as de água, luz e gás, estarão presentes para tratamento dos débitos existentes apresentados pelos consumidores. E dos dias 07/08 a 11/08, será a vez das empresas de telecomunicações.
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