Prefeitura zera fila de espera de atendimentos do GAAPE
instituição passa de 75 para 175 pessoas atendidas
A Prefeitura zerou a fila de espera por atendimentos no Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis (GAAPE). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (30), durante reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Com a ampliação do convênio entre o GAAPE e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, a instituição passa de 75 para 175 pessoas atendidas.
“Temos uma história com o GAAPE e poder assinar essa ampliação de convênio é um momento muito especial”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. “Estamos reestruturando a nossa rede de proteção. Uma cidade que não cuida das crianças é uma cidade sem futuro”, acrescentou o prefeito.
A fundadora e coordenadora do GAAPE, Márcia da Silva Loureiro, lembrou da parceria com a Prefeitura e das ações realizadas em conjunto. “A casa que estamos hoje em dia foi disponibilizada pela Prefeitura, em 2014. Estamos trabalhando juntos e agora esse convênio vai proporcionar ampliarmos nosso atendimento, um desejo que levamos para a secretária de Educação e que foi atendido”, comentou Márcia.
Outra novidade é a criação da primeira equipe de triagem de autismo na instituição. A equipe é formada por um coordenador, um médico, um psicólogo, uma nutricionista e uma fonoaudióloga. “Vamos ter a oportunidade de realizar na cidade todo o diagnóstico do espectro autista”, frisou a fundadora e coordenadora do GAAPE.
Para a secretária de Educação, Adriana de Paula, é mais um avanço para a rede de proteção da criança e do adolescente. “É mais um passo e ainda temos muito o que avançar, com trabalho e união de todos”, ressaltou.
Durante a reunião também foram apresentadas as ações que a Prefeitura vai realizar no Abril Azul – Mês dedicado a Conscientização do Autismo -, entre elas um seminário, uma caminhada e palestras. “Temos recebido aqui no CMDCA muitas famílias e pessoas falando sobre esse aumento de casos de crianças com espectro autista. Por isso temos que falar sobre essa questão, entender esse aumento e qualificar o atendimento que é prestado. Queremos avançar nessa questão”, disse a presidente do CMDCA, Luciane Bomtempo.
A programação do Abril Azul começa com a caminhada promovida pelo GAAPE em parceria com a Prefeitura, no domingo, dia 3, na Barão do Rio Branco, a partir das 9h. Na segunda-feira, dia 3, acontece uma palestra realizada pelo Departamento de Psicologia e Educação Inclusiva da Secretaria de Educação e a partir do dia 19, acontecem reuniões com as famílias nas unidades escolares dentro do projeto Tecendo Vivências, da Secretaria de Educação.
Deixe uma resposta