Prefeitura zera fila de espera de atendimentos do GAAPE tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte Imprimir instituição passa de 75 para 175 pessoas atendidas A Prefeitura zerou a fila de espera por atendimentos no Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis (GAAPE). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (30), durante reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Com a ampliação do convênio entre o GAAPE e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, a instituição passa de 75 para 175 pessoas atendidas. “Temos uma história com o GAAPE e poder assinar essa ampliação de convênio é um momento muito especial”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. “Estamos reestruturando a nossa rede de proteção. Uma cidade que não cuida das crianças é uma cidade sem futuro”, acrescentou o prefeito. A fundadora e coordenadora do GAAPE, Márcia da Silva Loureiro, lembrou da parceria com a Prefeitura e das ações realizadas em conjunto. “A casa que estamos hoje em dia foi disponibilizada pela Prefeitura, em 2014. Estamos trabalhando juntos e agora esse convênio vai proporcionar ampliarmos nosso atendimento, um desejo que levamos para a secretária de Educação e que foi atendido”, comentou Márcia. Outra novidade é a criação da primeira equipe de triagem de autismo na instituição. A equipe é formada por um coordenador, um médico, um psicólogo, uma nutricionista e uma fonoaudióloga. “Vamos ter a oportunidade de realizar na cidade todo o diagnóstico do espectro autista”, frisou a fundadora e coordenadora do GAAPE. Para a secretária de Educação, Adriana de Paula, é mais um avanço para a rede de proteção da criança e do adolescente. “É mais um passo e ainda temos muito o que avançar, com trabalho e união de todos”, ressaltou. Durante a reunião também foram apresentadas as ações que a Prefeitura vai realizar no Abril Azul – Mês dedicado a Conscientização do Autismo -, entre elas um seminário, uma caminhada e palestras. “Temos recebido aqui no CMDCA muitas famílias e pessoas falando sobre esse aumento de casos de crianças com espectro autista. Por isso temos que falar sobre essa questão, entender esse aumento e qualificar o atendimento que é prestado. Queremos avançar nessa questão”, disse a presidente do CMDCA, Luciane Bomtempo. A programação do Abril Azul começa com a caminhada promovida pelo GAAPE em parceria com a Prefeitura, no domingo, dia 3, na Barão do Rio Branco, a partir das 9h. Na segunda-feira, dia 3, acontece uma palestra realizada pelo Departamento de Psicologia e Educação Inclusiva da Secretaria de Educação e a partir do dia 19, acontecem reuniões com as famílias nas unidades escolares dentro do projeto Tecendo Vivências, da Secretaria de Educação.

Prefeitura zera fila de espera de atendimentos do GAAPE

instituição passa de 75 para 175 pessoas atendidas

A Prefeitura zerou a fila de espera por atendimentos no Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis (GAAPE). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (30), durante reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Com a ampliação do convênio entre o GAAPE e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, a instituição passa de 75 para 175 pessoas atendidas.

“Temos uma história com o GAAPE e poder assinar essa ampliação de convênio é um momento muito especial”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. “Estamos reestruturando a nossa rede de proteção. Uma cidade que não cuida das crianças é uma cidade sem futuro”, acrescentou o prefeito.

A fundadora e coordenadora do GAAPE, Márcia da Silva Loureiro, lembrou da parceria com a Prefeitura e das ações realizadas em conjunto. “A casa que estamos hoje em dia foi disponibilizada pela Prefeitura, em 2014. Estamos trabalhando juntos e agora esse convênio vai proporcionar ampliarmos nosso atendimento, um desejo que levamos para a secretária de Educação e que foi atendido”, comentou Márcia.

Outra novidade é a criação da primeira equipe de triagem de autismo na instituição. A equipe é formada por um coordenador, um médico, um psicólogo, uma nutricionista e uma fonoaudióloga. “Vamos ter a oportunidade de realizar na cidade todo o diagnóstico do espectro autista”, frisou a fundadora e coordenadora do GAAPE.

Para a secretária de Educação, Adriana de Paula, é mais um avanço para a rede de proteção da criança e do adolescente. “É mais um passo e ainda temos muito o que avançar, com trabalho e união de todos”, ressaltou.

Durante a reunião também foram apresentadas as ações que a Prefeitura vai realizar no Abril Azul – Mês dedicado a Conscientização do Autismo -, entre elas um seminário, uma caminhada e palestras. “Temos recebido aqui no CMDCA muitas famílias e pessoas falando sobre esse aumento de casos de crianças com espectro autista. Por isso temos que falar sobre essa questão, entender esse aumento e qualificar o atendimento que é prestado. Queremos avançar nessa questão”, disse a presidente do CMDCA, Luciane Bomtempo.

A programação do Abril Azul começa com a caminhada promovida pelo GAAPE em parceria com a Prefeitura, no domingo, dia 3, na Barão do Rio Branco, a partir das 9h. Na segunda-feira, dia 3, acontece uma palestra realizada pelo Departamento de Psicologia e Educação Inclusiva da Secretaria de Educação e a partir do dia 19, acontecem reuniões com as famílias nas unidades escolares dentro do projeto Tecendo Vivências, da Secretaria de Educação.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.