Prefeitura e Fiocruz promovem nova coleta de amostras da aroeira em São Pedro da Aldeia

Prefeitura e Fiocruz promovem nova coleta de amostras da aroeira em São Pedro da Aldeia

(Foto: Renato Fulgoni)

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda (Sagat), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RJ), promoveu mais uma coleta de amostras da espécie da aroeira para determinação botânica, estudo bromatológico e análise química em laboratório. A coleta foi realizada pelo coordenador do setor de Plantas Medicinais da unidade especial da Fiocruz em Petrópolis, Sérgio Monteiro, durante visita técnica na área de reserva legal do Assentamento Ademar Moreira, no bairro São Mateus. O trabalho tem como objetivo gerar uma marcação de critérios de qualidade para fins comerciais e medicinais e integra uma série de ações em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva da aroeira.

As primeiras plantas coletadas no ano passado já foram catalogadas e se encontram no acervo do herbário do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No segundo lote coletado, foram recolhidas amostras de flor, fruto e folha, todas acondicionadas em exsicatas. Os materiais também serão depositados no acervo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro para novos estudos botânicos. Os espécimes passarão por revisão das análises químicas, visando a verificação da matéria-prima vegetal, dos extratos e do produto final. O objetivo é reunir o maior número de informações científicas sobre a aroeira, incluindo a descrição das espécies, nomenclatura, composição química, qualidade vegetal, distribuição geográfica e dados referentes ao uso e ao valor econômico atribuído.

Além da identificação botânica, o trabalho vai possibilitar a certificação e a rastreabilidade das espécies vegetais de interesse medicinal, com o objetivo de favorecer o acesso seguro e o uso racional da planta de forma sustentável e com fins comerciais. Os dados poderão ser utilizados como referência a outros estudos científicos e servirão de base, em uma próxima fase do projeto, para a formulação de uma cartilha de boas práticas, contendo informações como as propriedades atribuídas à planta, os protocolos de cultivo e beneficiamento.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.