Parque Natural Municipal da Mata Atlântica aldeense recebe visita de alunos de Búzios
Os estudantes desenvolveram resenhas e reportagens sobre a trilha.
Preservação, conscientização e educação ambiental, esta é a mensagem passada pelo Parque Natural Municipal da Mata Atlântica de São Pedro da Aldeia. O local recebeu, recentemente, a visita de alunos da Escola Laetare, da cidade de Armação dos Búzios. Os alunos do 6° ano criaram uma resenha sobre o passeio de campo, já os estudantes do 7° ano desenvolveram uma reportagem sobre a trilha.
O secretário de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Mario Flavio Moreira destacou a importância da educação ambiental para os jovens. “Apoiamos todas as iniciativas das escolas e estamos abertos à visitação. Temos uma parceria muito forte com a nossa Secretaria de Educação também e ficamos muito contentes de ver os municípios próximos mostrando interesse no Parque. Sempre falo sobre a importância de semear a cultura nos estudantes, que são os futuros formadores de opinião”, disse.
De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Simone Barbosa de Oliveira, responsável pela visita, o objetivo foi promover a reflexão sobre o meio ambiente dentro dos temas abordados na disciplina. “A partir dessa aula de campo, os alunos puderam coletar informações e dados para a efetivação dos gêneros textuais resenha e reportagem. Por ser uma trilha íngreme, alguns estudantes tiveram dificuldade em percorrê-la. Por outro lado, ao fim do percurso, todos se sentiram muito bem pela superação em conseguir transpor os obstáculos. As produções da reportagem e resenhas ficaram ótimas, repletas de autenticidade”, comentou.
Conheça o Parque
O Parque Natural Municipal da Mata Atlântica possui 13 mil hectares de extensão e possui dois decks com vista cinematográfica, sendo um logo no início do percurso. O outro fica no topo da Trilha do Frade, com um presente a mais para quem percorreu todo o caminho: vista panorâmica de diversos bairros da cidade, incluindo a Lagoa de Araruama.
O parque funciona de segunda a domingo, com horários específicos durante o final de semana. De segunda a sexta-feira, o local fica aberto das 8h às 17h. Já aos sábados, a visitação vai até as 13h e, aos domingos, até as 12h. Os visitantes contam com a presença de condutores e equipe para oferecerem orientações. A visitação é gratuita.
Deixe uma resposta