Treino da maratona aquática é cancelado por poluição no Sena
O treino de reconhecimento das águas abertas (maratona aquática) dos Jogos Olímpicos foi cancelado, nesta terça-feira (6), por preocupação com a qualidade da água do Rio Sena. A decisão partiu da World Aquatics, entidade que administra os esportes aquáticos.
O cancelamento acontece um dia após a prova do triatlo misto. Na prova de segunda-feira (5), a extensão da parte de nado é menor que os 10km das águas abertas. Dados da União Internacional de Triatlo apontavam que os níveis da bactéria E. coli estavam dentro do aceitável.
A equipe da Bélgica decidiu não participar da prova, alegando o estado de saúde de Claire Michel, uma das integrantes do time. A triatleta belga nadou no Sena quando competiu na prova individual de triatlo e contraiu uma infecção da bactéria E. Coli. Em entrevista ao veículo belga VTM, Jolien Vermelylen nadou no rio e revelou estar preocupada. “Nadando sob a ponte, senti e vi coisas que você não deveria pensar muito. Eu bebi muita água. Saberemos amanhã se estou doente, ou não”, disse.
Este é o quinto cancelamento de atividades no Rio Sena desde o começo da Olimpíada de Paris, o primeiro treino de reconhecimento da natação para o triatlo foi adiado por dois dias seguidos, que levou ao adiamento da própria prova. As provas puderam ser mantidas, após adiamento e foram realizadas. Entretanto, os treinos do triatlo misto também sofreram adiamento até ser possível que acontecessem.
As provas das águas abertas estão marcadas para quarta (feminina) e quinta-feira (masculina). Os representantes brasileiros são Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut e Guilherme Costa. O Brasil é o atual campeão olímpico na categoria feminina, com Ana Marcela Cunha.
A natação no Sena foi proibida há mais de um século, em grande parte devido à má qualidade da água. Os organizadores investiram 1,4 bilhão de euros (US$ 1,5 bilhão) para preparar o rio antes dos Jogos Olímpicos. A ministra francesa do Esporte e a prefeita de Paris chegaram a nadar no rio para comemorar as condições de nado antes da Olimpíada.
_________________________________________________________________________________________________________________
Surfe: Tatiana Weston-Webb conquista medalha de prata
Gabriel Medina ficou com o bronze após perder semifinal em mar quase sem ondas
A atleta fez história nesta segunda-feira (5), se tornando a primeira mulher a ganhar a medalha de prata do Brasil na modalidade. Tatiana disputou a final contra a norte-americana Caroline Marks, que coleciona mais de 17 títulos e é atualmente a campeã mundial da WSL.
A quinta medalha de prata do Brasil saiu a 15 mil quilômetros de Paris, na vila de Teahupo’o, no Taiti, território francês na Polinésia. Tatiana Weston-Webb ficou em segundo lugar, em uma disputa que começou praticamente sem ondas e esquentou apenas no final, ela perdeu para a Caroline Marks pelo placar de 10,50 a 10,33.
Gabriel Medina venceu o peruano Alonso Correa e conquistou a medalha de bronze do surfe. O brasileiro perdeu sua bateria semifinal contra o australiano Jack Robinson em um mar quase sem ondas.
_________________________________________________________________________________________________________________
Skate: Dora Varella termina em 4º no skate park
A brasileira Dora Varella terminou a final do skate park feminino das Olimpíadas na quarta posição.
“A posição não define nada. É só o que o juiz pensou naquele dia, o que você fez naquele dia, e isso não te define. Fiz o meu máximo, estou muito feliz, a vibe foi incrível, vários brasileiros na arquibancada. O quarto lugar é um resultado incrível, não é porque não tem medalha que é um resultado ruim. Quarto lugar do mundo, meu Deus!”, disse Dora, alegre, após a decisão.
A skatista tinha avisado, depois de se classificar para a final, que iria “arriscar e se divertir”. Já em sua primeira volta, ela conseguiu uma linha com nota 85,06, mais de dois pontos acima do que havia feito nas eliminatórias.
“Deu muito (para arriscar e se divertir). Foi só o que eu fiz na verdade. Me diverti muito acompanhando as meninas se puxando a cada volta, eu me puxando e saindo satisfeita. Me arrisquei, tive que mandar tudo ali, estava tenso”, informou Dora Varella.
Deixe uma resposta