Paris 2024: Principais notícias das Olimpíadas

Principal ginasta japonesa é excluída dos Jogos Olímpicos após beber e fumar em idade ilegal

Shoko Miyata seria a capitã da equipe feminina do Japão e estrearia na Olimpíada de Paris

Shoko Miyata, capitã da seleção feminina de ginástica artística do Japão, foi excluída da Olimpíada de Paris após supostamente quebrar o código de conduta da equipe por beber álcool e fumar, comunicou a Associação Japonesa de Ginástica (JGA).

Miyata, que ficou com a medalha de bronze na trave no Mundial de Ginástica Artística em 2022, em Liverpool, e conquistou seu primeiro título no Japão, em abril, no Campeonato Nacional, seria a capitã do time feminino do Japão e faria sua estreia em Olimpíadas. No último Mundial, na Atuérpia, a melhor classificação de Miyata foi no salto, com o sexto lugar geral, prova em que Rebeca Andrade fez história com o bicampeonato, superando Simone Biles. Em maio, Miyata venceu a Copa NHK pela terceira vez consecutiva, garantindo sua vaga para Paris.

O corte da atleta de ginástica artística que violou a lei do seu país por fumar e consumir bebida alcoólica foi confirmado na última terça-feira (23). No Japão, a idade legal para o uso de álcool e de nicotina é de 20 anos. Desta forma, a ginasta teria cometido uma violação da lei de seu país, já que tem 19 anos. Além disso, o código de conduta da Associação Japonesa de Ginástica (JGA) proíbe ginastas de consumirem as substâncias durante as atividades da equipe, independentemente da idade.

“Ambas as partes discutiram o assunto e decidiram retirar [Miyata] dos Jogos Olímpicos“, afirmou o diretor-executivo da JGA, Kenji Nishimura, em coletiva de imprensa.

Nishimura explicou que o incidente com cigarros ocorreu “em um local privado de Tóquio” e que a bebedeira aconteceu “num quarto da Vila dos Atletas no Centro de Treinamento Nacional”. “Ela decidiu fumar e beber por causa das inúmeras pressões pelas metas competitivas estabelecidas”, acrescentou.

Essa é a primeira vez em que o caso ocorre na história do país, que tem apenas uma medalha por equipes na ginástica feminina em Jogos Olímpicos, com o bronze de Tóquio 1964.

Em Paris, a classificatória masculina das Olimpíadas na ginástica artística está agendada para este sábado (27), enquanto as mulheres estreiam no dia seguinte, no domingo.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Brasil vence Nigéria em estreia

Gabi Nunes marcou o gol da vitória no primeiro tempo pela Seleção brasileira de futebol feminino

 

O Brasil venceu a Nigéria por 1 a 0, nesta quinta-feira (25), no Estádio Matmut Atlantique, em Bordeuax, na França. O gol da vitória da seleção brasileira foi marcado por Gabi Nunes, que está estreando em Olimpíadas. Com assistência da Marta, a atacante marcou seu oitavo gol em 35 jogos com a camisa da seleção brasileira e, possivelmente, o mais especial de sua carreira.

– Estou muito feliz, esse grupo maravilhoso, treinando esses dias firme, escutamos o Arthur. Primeiro jogo, muita ansiedade. Muito feliz de ajudar o time. Agradecer a cada menina por lutar até o final – disse Gabi, depois da vitória contra a Nigéria.

O nervosismo foi o principal fator da equipe nos primeiros minutos, o Brasil não conseguiu incomodar inicialmente a seleção nigeriana. Sem o controle da partida, a seleção chegou a sofrer com saídas rápidas da adversária.

Depois da tensão inicial, aos 35 minutos, Antonia achou Marta, que chegou a converter, mas viu seu gol anulado por impedimento da assistente. Em sequência foi a vez da Rainha achar um passe na medida para Gabi Nunes, que marcou e colocou a seleção brasileira à frente.

O Brasil volta a campo no próximo domingo (28), contra o Japão. Em caso de nova vitória, a seleção brasileira já garante a classificação para as quartas de final do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Lebron James é escolhido como porta-bandeira dos EUA nas Olimpíadas

O ídolo estadunidense fará sua quarta participação Olímpica

O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC) anunciou que o atleta foi escolhido por meio de uma votação com quase todos os 600 membros do Time USA.

O jogador de Basquete Lebron James, de 39 anos, foi o escolhido para ser o porta-bandeira dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Paris, que começam na próxima sexta-feira (26/7).

“É uma honra incrível representar os Estados Unidos neste cenário global, especialmente em um momento que pode unir o mundo inteiro”, disse o jogador. Além de uma das caras do time de basquete para as Olimpíadas, ele é o maior artilheiro do esporte na história.

Esta é a primeira vez na história que os Estados Unidos terão um jogador de basquete masculino como porta-bandeira do país em uma Olimpíada. Na última edição, em Tóquio, a honra coube a Sue Bird, jogadora de basquete feminino.

Lebron vai desfilar ao lado da tenista revelação Coco Gauff. A jovem atleta de 20 anos é a atual número dois do mundo e campeã do último US Open, disputado no ano passado.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Vitória do Brasil: destaque para Gabi Moreschi, goleira do handebol feminino

“Estreia com pé direito”, agradeceu a torcida após vitória contra Espanha 

A vitória por 29 a 18 sobre a Espanha na estreia do handebol das Olimpíadas de Paris, nesta quinta-feira (25), rendeu o principal destaque a goleira Gabi Moreschi, que revelou que nervosismo antes da partida começar.

“Minhas pernas estavam tremendo nos primeiros minutos, mas depois das primeiras defesas todo o nervosismo foi embora. Este foi um dos melhores dias de toda minha vida”, disse a goleira.

O jogo aconteceu na Arena Seis do complexo esportivo de Paris com 45% de aproveitamento nos ataques salvos, defendendo 14 de 31 arremessos, Gabi Moreschi foi fundamental para impedir que a Espanha pudesse tentar uma virada sobre o Brasil. Esta foi a primeira vitória da seleção brasileira sobre as espanholas em confrontos oficiais.

– Foi mais do que uma vitória, foi nosso cartão de visitas. Além da vitória, ganhamos da Espanha. Estávamos engasgadas há muito tempo. Para o nosso time, foi importante saber que a gente pode fazer isso. Dá outra cara, para todo mundo saber que chegamos aos Jogos Olímpicos e não viemos para brincadeira. A gente é brasileiro, gosta da confiança, da vibe boa, quando a gente está desse jeito, é difícil nos parar. Tem muito mais pela frente. Confio muito nas meninas, e a gente tem muito o que mostrar ainda – disse Gabi, lembrando que o Brasil empatou um e perdeu dez jogos contra a Espanha desde 1995.

O próximo compromisso do Brasil na Olimpíada é contra a seleção da Hungria, no domingo (28), às 4h (de Brasília), também na Arena Seis Paris Sul. Na sequência, as Leoas enfrentam a anfitriã França, a Holanda e fazem a última partida contra Angola.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.