Outubro terá mais um eclipse
Eclipse lunar será parcial, mas maior parte do Brasil terá visibilidade penumbral, com pouca alteração da coloração a Lua a olho nu
Depois de um eclipse solar visível de todo o Brasil, o mês de outubro terá mais um fenômeno astronômico: um eclipse lunar parcial no próximo dia 28.
Segundo informações do portal Time and Date, o evento poderá ser visto, pelo menos em parte, na Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico, Antártica.
No Brasil, a maior parte do eclipse será visível somente durante a fase penumbral. Isso significa que as mudanças na coloração do astro devem ser pouco perceptíveis a olho nu. Em alguns locais do Nordeste, o fenômeno poderá ser visto como parcial.
“Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse penumbral e quando entra na umbra temos o parcial. Quando a Lua está totalmente dentro da umbra temos o eclipse total. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial, tanto antes quanto depois da fase total”, explica a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento.
Deixe uma resposta