Orla do Leblon terá mutirão de limpeza de praia com alunos de escola municipal carioca na semana do meio ambiente

Orla do Leblon terá mutirão de limpeza de praia com alunos de escola municipal carioca na semana do meio ambiente

Ação da Recicla Latas acontece, também, em comemoração ao dia Mundial dos Oceanos (08/06), será aberta ao público e começa às 09h

A Recicla Latas, entidade responsável pelo programa de aperfeiçoamento da reciclagem da latinha, realiza seu segundo mutirão de limpeza de praias no Rio de Janeiro. A ação, que contará com alunos da Escola Municipal Azevedo Junior de Cascadura, acontecerá na quarta-feira (7), das 9h às 11h30, no quiosque La Carioca Cevicheria, e é aberta ao público.

O evento acontece em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos e tem o objetivo de trabalhar a educação ambiental, a importância da limpeza de praia e a destinação correta dos resíduos sólidos para as crianças. “Ensinando o futuro da nossa sociedade a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente e dos animais marinhos, contribuímos para um mundo melhor e cada vez mais limpo”, comenta Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas.

Além da limpeza de praia, o mutirão também contará com uma triagem educativa, às 10h, e uma roda de conversa com especialistas sobre estratégias de combate ao lixo no mar e a relação entre a reciclagem e a preservação dos oceanos. A ideia desses momentos é mostrar para as pessoas a importância do descarte correto de resíduos e como isso afeta todo o ecossistema se for feito da maneira incorreta.

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do RJ (SEAS) falará sobre “Projeto Blue Rio”. A Rede Oceano Limpo de “Estratégias de combate ao lixo no mar”. Flávio Datz, do La Carioca, conversará sobre “Lixo Zero: brigada de militantes ecológicos da Cruzada São Sebastião educando e conscientizando os banhistas”. A Recicla Latas, por sua vez, cuidará da “A eficiência da reciclagem das latinhas para o combate ao lixo no mar”.

Ações como essa, especificamente no Rio de Janeiro, tem um valor especial, de acordo com Renato. Tudo isso, por conta da localização do estado e da sua ampla região de praias e mares.

“O Rio é um estado que tem grande parte dos seus municípios na extensão litorânea, conta com grandes reservas preservadas de Mata Atlântica e possui o maior parque florestal urbano do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca e a Floresta da Tijuca. Ou seja, precisamos mostrar para a população, de forma prática, a importância dessa ação para o meio ambiente e o que pode acontecer com as nossas praias se não fizermos o descarte correto dos materiais”, comentou Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas.

No ano passado, o mutirão recolheu 1.317 itens e reuniu 70 pessoas e aconteceu no dia 08 de junho, no mesmo local.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.