Oi Futuro e Instituto Ekloos lançam chamada pública para inscrição de iniciativas da economia criativa no programa de aceleração Impulso

Oi Futuro e Instituto Ekloos lançam chamada pública para inscrição de iniciativas da economia criativa no programa de aceleração Impulso

Com mais de 400 empreendedores sociais já atendidos, Impulso fortalece capacidade de gestão de negócios e organizações sociais do estado do Rio

Lojas de telefonia celular. Na foto fachada da loja de telefonia celular OI

Com patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Instituto Ekloos em parceria com o Oi Futuro recebe inscrições até 28 de julho, por meio de edital público, para o programa de aceleração Impulso, que oferecerá um programa gratuito de capacitação e mentoria para dez negócios sociais e/ou organizações sem fins lucrativos ao longo de nove meses. O edital busca projetos que tenham como ponto de partida uma proposta clara de transformação social a partir de produtos, serviços ou atividades baseadas no conhecimento, na criatividade e na cultura. Desde 2017, o Impulso já acelerou 70 negócios e organizações de impacto social com atuação na economia criativa fluminense, beneficiando diretamente mais de 400 empreendedores sociais.
O foco do programa é o fortalecimento da gestão e da sustentabilidade das organizações selecionadas, ampliando o repertório e as conexões dos empreendedores envolvidos. Para isso, serão oferecidos ao longo de nove meses de aceleração um programa dinâmico de capacitações e mentorias, construído a partir da necessidade de cada negócio ou organização, que conta com uma metodologia de aprendizagem por meio de resolução de problemas reais. Essa experiência intensiva proporcionará conhecimentos e habilidades essenciais para a implementação imediata de melhorias em projetos, produtos e serviços.

As áreas de atuação previstas no edital são, entre outras, arquitetura, artes cênicas e visuais, artesanato, cinema, design, mídia e publicidade, jogos eletrônicos e videogames, moda, música, tecnologia e turismo. O processo de seleção do edital avaliará, entre outros critérios, a originalidade da proposta, o conhecimento do seu público-alvo e o potencial do projeto em gerar transformações socioculturais em seu contexto de atuação e priorizará as lideranças empreendedoras femininas.

“A economia criativa é uma força propulsora que impulsiona o engajamento ativo e o crescimento sustentável das comunidades, abrindo caminhos para um futuro promissor, principalmente de adolescentes e jovens”, diz Andréa Gomides, fundadora do Instituto Ekloos.

“O Impulso é um programa que acredita na força da economia criativa como motor de transformação social e desenvolvimento econômico mais sustentável do país. Nesta edição, estamos reafirmando o posicionamento do Oi Futuro de valorização da diversidade e de promoção da representatividade de gênero no ecossistema da economia criativa – presente em outros programas e projetos do instituto, como o ASA (Arte Sônica Amplificada) e o MARES (Mulheres Artistas em Residência)”, diz Carla Uller, gerente executiva de programas, projetos e comunicação do Oi Futuro.

As inscrições podem ser feitas até as 18h (horário de Brasília) do dia 28 de julho de 2023, por meio do site do Instituto Ekloos (www.ekloos.org/impulso). O processo seletivo está aberto a pessoas físicas ou jurídicas que representem organizações da sociedade civil, grupos culturais ou negócios de impacto com atuação no estado do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.