Moraes arquiva inquérito contra
deputada Clarissa Tércio
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu arquivar o inquérito que investigava a deputada Clarissa Tércio (PP-PE) por sua suposta participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que concluiu que os elementos reunidos na investigação não indicavam a efetiva participação da parlamentar nos ataques às sedes dos Três Poderes.
A investigação teve início a partir de uma postagem no Instagram da deputada, onde ela afirmava: “Acabamos de tomar o poder. Estamos dentro do Congresso”. A PGR avaliou se essa declaração poderia ser interpretada como incitação ao crime. Contudo, novos levantamentos, incluindo informações sobre voos e estadia da deputada, confirmaram que ela estava em Ipojuca/PE durante o período dos eventos, o que não alterou a análise inicial da PGR.
Em depoimento à Polícia Federal, Clarissa Tércio afirmou que recebeu o vídeo em um grupo de WhatsApp e o publicou sem intenção de incitar os atos. A PF considerou que a conduta da deputada configuraria um “crime de opinião”, mas a decisão sobre o enquadramento penal caberia à PGR. A investigação continua em relação a outros cinco deputados também envolvidos nas investigações sobre os atos de janeiro.
Deixe uma resposta