Ministério da Saúde anuncia que todas as vagas deixadas por cubanos do Mais Médicos foram preenchidas

Ministério da Saúde anuncia que todas as vagas deixadas por cubanos do Mais Médicos foram preenchidas

Todas as 8.500 vagas deixadas pelos cubanos foram repostas, uma hora após abrir o sistema para que os médicos brasileiros formados no exterior escolhessem as vagas ociosas do Mais Médicos. A revalidação do diploma no país não foi exigida desses profissionais, que agora deverão se apresentar nos municípios até o dia 22 de fevereiro. Não estão descartadas desistências desses profissionais, algo frequente nas primeiras convocatórias para os médicos com CRM.

O Governo afirmou que não fará novas convocatórias para ocupar vagas futuras, já que encerrará o Mais Médicos e o substituirá por um novo programa ainda em discussão, que deve ter como carro chefe a criação de um plano de carreira federal para fixar médicos em cidades vulneráveis.

Mais de 600 municípios seguiam sem médicos há quase três meses, desde novembro, quando Cuba decidiu encerrar a cooperação com o Brasil depois das críticas ao programa, feitas pelo presidente Jair Bolsonaro.

A demora para preencher as últimas vagas ainda afetava a aproximadamente 4,2 milhões de brasileiros. Na próxima terça-feira (19), o Ministério da Saúde divulgará a lista final dos médicos alocados, que deverão se apresentar nos municípios.

 

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.