“Memórias do Carnaval”
Secretaria de Cultura inaugura exposição Mostra reúne fantasias, adereços, pavilhões e fotografias de blocos e agremiações que marcaram a história da folia em São Pedro da Aldeia e região
Em homenagem à maior festa popular do país, a Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia inaugura, hoje quinta-feira (24), às 14h, a exposição “Memórias do Carnaval”, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. A mostra reúne dezenas de fantasias, adereços, pavilhões, abadás e fotografias de blocos e agremiações que marcaram a história da folia na cidade e na Região dos Lagos. Até o fim de março, os visitantes poderão conferir de perto peças de vestuário que já brilharam em desfiles da Portela, Imperatriz, Beija-Flor e Vila Isabel, além de fazer um passeio pela história de blocos carnavalescos tradicionais do município, como os Bonecões e Os Camisolas. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com limitação de entrada e uso obrigatório de máscara de proteção facial.
Além das fantasias que já foram destaque nas principais escolas de samba campeãs do Rio de Janeiro e em desfiles de agremiações de Cabo Frio, a exposição contará com um espaço especial dedicado à história do Bloco dos Bonecões, fundado em 2002 inspirado nos Bonecões de Olinda, e do bloco Os Camisolas, o mais antigo da cidade, criado em 1932. Outros 13 blocos carnavalescos também estão retratados em fotografias e nos antigos “abadás” – as camisetas usadas pelos foliões como o “passaporte” para o carnaval de rua.
Vale lembrar que este ano, devido à instabilidade no cenário epidemiológico da Covid-19, estão proibidos eventos em comemoração ao carnaval em ambientes públicos de São Pedro da Aldeia. A medida foi estabelecida pelo decreto nº 012/2022.
Em conformidade com o decreto nº 045/2022, a Casa da Cultura estará fechada no dia 28 de fevereiro (segunda-feira) e nos dias 1º e 2 de março (terça-feira de Carnaval e quarta-feira de cinzas). A visitação à mostra será aberta ao público normalmente a partir da quinta-feira (03/03). O espaço funciona na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade.
Deixe uma resposta