Maricá adere campanha de doação de sangue
Evento aconteceu nesse sábado (12)
Durante esse sábado (12) a Prefeitura de Maricá e o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) realizaram uma campanha para mobilização de doação de sangue. Anteriormente, só era possível realizar doação comparecendo ao Hemorio, no Rio de Janeiro, o que dificultava para muitas pessoas que queriam realizar a doação, e a campanha facilitou esse processo.
Segundo divulgação, Dezenas de pessoas de diversas faixas etárias comparecem, como Ronaldo Couto, 22 anos, Larissa Machado, 20 anos, e Luciano Almeida, 53 anos, que contou: “Doar sangue é bom não só para salvar outras vidas, faz bem para a gente também”.
Além da população, também esteve presente e colaborou, o vice-prefeito, Diego Zeidan, que compartilhou que “doar sangue salva vidas. Essa é a primeira vez que eu estou doando (…). Só quem já sofreu um acidente, ou teve algum familiar que sofreu, sabe a importância da gente ter o estoque de sangue cheio para ser usado em cirurgias e salvar vidas de fato”.
Márcia Ben Senor, médica Responsável pela coleta de sangue no Hemorio, falou sobre a importância de campanhas como essas: “diminuiu muito o número de pessoas que vão ao Hemorio doar por causa do deslocamento e pelo medo da pandemia, mas a necessidade de sangue sempre aumenta”, contou. A médica ainda disse que, nesse tipo de coleta, o objetivo é sempre 120 cadastros para alcançar de 80 a 100 bolsas de sangue, que são mais que necessárias para manter o abastecimento de sangue, já que são responsáveis por todos os hospitais públicos do Rio de Janeiro.
*por Rayane Dias.
Deixe uma resposta