Farmácias são autuadas pelo Procon em São Pedro da Aldeia

Farmácias são autuadas pelo Procon em São Pedro da Aldeia

Estabelecimento têm prazo de 15 dias para se adequarem

(Foto: Divulgação PMSPA)

O Procon de São Pedro da Aldeia, juntamente com o Conselho Regional de Farmácia do Rio De Janeiro (CRFRJ) e a Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ), realizou fiscalizações em farmácias do município nesta semana. A visita aconteceu em 16 farmácias, sendo que 10 dessas foram autuadas.

Uma delas tentou burlar a fiscalizando, fechando as portas e só reabrindo após o horário de expediente do Procon, mas não conseguiu fugir e acabou sendo fiscalizada e autuada por ausência de farmacêutico desde 2020 e a utilização de documentação irregular para venda de medicamentos controlados. Além da farmácia, o fornecedor desses medicamentos também será autuado.

Dentre os motivos para as autuações estão: medicamento acondicionados inadequadamente, aplicação de injetáveis em área imprópria, materiais perfuro-cortantes sem local para descarte, venda de produtos vencidos ou próximos ao vencimento sem especificação, ausência de farmacêuticos responsáveis durante o horário de funcionamento, geladeiras para armazenamento em temperatura inadequada e falta de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Segundo a assessoria de imprensa do município, “Os estabelecimentos advertidos têm o prazo de 15 dias para responderem ao processo administrativo e se adequarem às diretrizes”.

 

*por Rayane Dias

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.