Exposição “Da Mãe África ao Antigo Cabo Frio” começa na próxima sexta (5), no Mart

Exposição “Da Mãe África ao Antigo Cabo Frio”                                                           começa na próxima sexta (5), no Mart

Museu de Arte Religiosa e Tradicional vai mostrar em telas a região de acordo com memórias de descendentes de africanos escravizado

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional, situado no Antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, vai receber, a partir das 16h desta sexta-feira (5), a exposição artística “Da Mãe África ao Antigo Cabo Frio”, com obras de Edimar Freitas Lopes. São 19 telas pintadas com tinta óleo, tinta acrílica e outros recursos, que dialogam com os temas das pinturas.

A exposição apresenta a região da antiga Cabo Frio, a partir de memórias de descendentes de africanos escravizados, trazidos para a cidade onde eternizaram sua cultura e religiosidade. As obras já foram expostas em escolas públicas da cidade; na Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira; e em espaço aberto na Praça São Benedito, no bairro da Passagem.

Na abertura, está programada uma visita mediada pela exposição, com as monitoras do Mart/Ibram, além da participação do artista e apresentação de capoeira com o grupo Vozes D’África, do Mestre Pingo. Nos próximos meses serão organizadas oficinas, manifestações culturais, rodas de conversa com o autor, e diversas outras ações educativas.

O Mart fica no Largo de Santo Antônio, s/nº, no Centro. A exposição fica aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h. Para o agendamento de visitas mediadas, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail: mart.educativo@museus.gov.br

O AUTOR

Edimar Freitas Lopes nasceu em Duque de Caxias (RJ) há 49 anos e é professor de biologia. Chegou em Cabo Frio para trabalhar e ficou apaixonado pela cidade e sua história, quando decidiu se mudar de vez para a cidade.

Descobriu seu talento para a arte há seis anos, após viver momentos pessoais difíceis. Seus principais trabalhos artísticos são voltados a temas de importância para os dias atuais, como a obra “Cores da Mata”, que aborda a reflexão sobre a preservação ambiental na região e “Da Mãe África ao Antigo Cabo Frio”, tema de importância sobre memória e pertencimento da cultura afro na nossa história.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.