Cresce o número de cidades interessadas em Consórcio para aquisição de vacinas contra o coronavírus

Cresce o número de cidades interessadas em Consórcio para aquisição de vacinas contra o coronavírus

7 cidades da Região dos Lagos já estão na lista

(Foto: Banco de Imagem)

O consórcio público para aquisição de vacinas contra o coronavírus, é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que tem como objetivo dar suporte aos municípios participantes caso o Governo Federal, com o Plano Nacional de Imunização (PNI), não dê conta de imunizar toda a população do país.

Ainda que a obrigação da compra de vacinas seja do Governo Federal, o consórcio está amparado pela Lei nº. 11.107/2005 e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), devido a urgência da situação e da retomada das atividades pela população de forma segura, possibilitando a aceleração desse processo.

O consórcio será formalizado até o dia 22 de março e, até a última lista divulgada na terça-feira (9), 7 cidades da Região dos Lagos manifestaram interesse na participação. São elas: Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Rio das Ostras e Saquarema.

O Prefeito da cidade de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), contou que “diante da pouca quantidade de vacinas fornecidas pelo Governo Federal, entendemos que o município de Cabo Frio deve se preparar para a possibilidade de aquisição de doses através deste novo consórcio entre os municípios. Temos a esperança de que esta iniciativa possa acelerar o ritmo da vacinação na cidade”.

Já a Prefeitura de Saquarema se manifestou: “Temos percebido a dificuldade do Governo Federal em comprar e distribuir as vacinas aos municípios. Com isso, a campanha de vacinação está muito devagar. Com o consórcio, poderemos comprar as vacinas diretamente das farmacêuticas, agilizando todo o processo de vacinação da população”, afirmou a Prefeita Manoela Peres (DEM).

Sobre o processo para a consolidação dessa participação, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio compartilhou que, primeiro, “um projeto de lei será encaminhado pelo prefeito José Bonifácio para votação na Câmara Municipal, com pedido de urgência. O presidente da Câmara garante que o parlamento vai tratar do tema com celeridade.”

 

*por Rayane Dias

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.