Com dificuldades financeiras, museus se veem obrigados a vender suas obras

Com dificuldades financeiras, museus se veem obrigados a vender suas obras

Com crise financeira, alguns dos museus de Nova York, como o MET, cogitam leiloar suas obras de arte para se manter.

O Metropolitan Museum of Art (The Met) em Nova York.

 

 

A crise financeira está pairando no mundo, e foi intensificada com a Pandemia do Coronavírus. Comércios fechados, escolas falidas, e pessoas que lutam contra o desespero. Agora chegou o momento dos museus, que sem receita nenhuma, e com uma grande crise sanitária, têm que encontrar um subterfúgio para sobreviver.

É importante ressaltar que essas instituições, são a verdadeira história palpável, centro de demasiado valor histórico e artístico, para o passado, presente e futuro. Um dos mais importantes e maiores museus do mundo, está nessa situação preocupante. O Metropolitan Museum of Art (The Met) em Nova York, localizado em uma das mais nobres áreas – a Quinta Avenida, no Central Park.

Cena retirada da famosa série de TV ” Gossip Girl” – Foto: Divulgação/Internet 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cena do filme ‘Oito mulheres e um segredo’ no Met Foto: Divulgação Warner Brothers Pictures / David Lee

 

 

 

 

 

 

 

 

Elenco do filme “Oito Mulheres e um Segredo”. Foto: Divulgação/ Internet

 

 

O Metropolitan já fez muitas aparições marcantes em filmes e séries. Como por exemplo, a famosa série Gossip Girl (A Garota do Blog) e o campeão de bilheterias, o filme “Oito Mulheres e um Segredo”.

O museu que reserva 2 milhões de obras de arte, feitas ao longo de cinco milênios e avaliadas em mais de 2,5 bilhões de dólares, e recebendo até 7 milhões de visitantes ao ano, pode ir à falência, mesmo ainda operando com visitas pré- agendadas. Estudos mostram que ele tenha fechado 2020 com o prejuízo de 150 milhões de dólares, mesmo após demitir 400 de seus 2000 funcionários e ter redução nos salários dos executivos. Com essa situação atual, analistas calculam que um em cada museus nos Estados Unidos, tem risco de desaparecer.

 

Com tudo, o MET, instituição que foi fundada em 1870, está cogitando vender algumas das suas raras artes, na tentativa de ter mais renda. Assim como em 2020, o Brooklyn Museum teve de leiloar algumas obras, arrecadando 31 milhões de dólares, para pagar a conservação das obras remanescentes. Outros museus ao redor do mundo estão na mesma condição, tanto no Brasil quanto em outros países, o que torna um
estado de calamidade cultural.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.