Cabo Frio reforça a importância dos cuidados da saúde feminina no Dia Internacional da Mulher
Somente em 2021, foram realizados 55% a mais de exames preventivos que em 2020
No dia em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Prefeitura de Cabo Frio reforça a importância sobre a prevenção e os cuidados da saúde feminina. O município conta com o Programa de Saúde da Mulher, que teve diversos serviços retomados e ampliados pela gestão atual.
A ampliação da cobertura das equipes de Saúde da Família, que passaram de 23 para 36, espalhadas por diversos bairros do município, além da contratação de médicos para 17 equipes que estavam incompletas, contribuíram para o acesso das pacientes.
A marcação do exame preventivo e o encaminhamento para mamografia podem ser feitos no próprio posto de saúde do bairro. O exame preventivo é realizado também no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança; e no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga. Já a marcação e a realização do exame de mamografia ocorrem no PAM de São Cristóvão.
Além desses serviços, o Programa atua na assistência à saúde da mulher na atenção primária, promovendo ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação, atendimento em clínica ginecológica e mastologia, no pré-natal, parto e puerpério, no climatério, e oferece protocolos para infecções sexualmente transmissíveis (IST).
“Entendemos que um município com saúde de qualidade começa com acesso da população para realizar atendimento na Atenção Básica para prevenção de doenças, diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento. É uma tarefa de cidadania, de aproximação da comunidade ao posto de saúde, para que os cabo-frienses tenham o hábito de se cuidar e acompanhar constantemente como está a própria saúde. Queremos mostrar para a população que na Atenção Básica há o atendimento e acompanhamento de saúde para a mulher e para toda a família”, explica a secretária de Saúde de Cabo Frio, Erika Borges.
Deixe uma resposta