Cabo Frio convoca população para cuidados contra hepatite

Cabo Frio convoca população para cuidados contra hepatite

Atualmente Cabo Frio possui 300 pessoas em tratamento

Com o tema “Não Vamos Deixar Ninguém Para Trás”, Cabo Frio aderiu à Campanha Nacional de Conscientização das Hepatites Virais do Ministério da Saúde. No Dia Mundial da Hepatite, celebrado nesta quarta-feira (28), a Prefeitura aproveitou para reforçar a importância do diagnóstico precoce. Nos seis primeiros meses deste ano foram registrados 23 casos contra 14 no mesmo período do ano passado: um aumento de 65%.
“Apesar do município oferecer programa de imunização, diagnóstico e tratamento da doença, a eficácia do resultado de prevenção e cuidado depende da adesão da população. Na maioria das vezes, não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas. Somente com exames é possível confirmar a doença. Essas doenças atacam principalmente o fígado e com diagnóstico tardio podem provocar consequências graves, como cirrose hepática, câncer e óbito” explica a médica hepatologista Marta Maria Dalmeida.
Cabo Frio possui o Departamento de Atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais no Hospital Dia. As unidades que oferecem o TRD (Testagem Rápida Diagnósticos) são o Hospital Dia, no bairro São Cristóvão, o Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, e o PAM de Santo Antônio, em Tamoios.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) também é possível solicitar os exames laboratoriais para detecção da doença. Os casos positivos são direcionados para tratamento para médico especialista no Hospital Dia e na Saúde Coletiva, localizada no PAM de São Cristóvão.
Atualmente, 300 pessoas estão recebendo tratamento contra hepatite em Cabo Frio. Em média, o tratamento para o tipo C dura de 12 a 24 semanas com uso de medicamentos específicos. Uma vez por ano os pacientes que foram tratados retornam na unidade para realizar exames. Para a hepatite B o tratamento é contínuo, dependendo do estágio da doença.
A vacinação é a principal forma de prevenção contra a hepatite. A vacina contra o tipo A é disponibilizada nas unidades de saúde para crianças acima de 12 meses e menores de 5 anos, fazendo parte do Programa Nacional de Imunização. Trata-se de uma vacina inativada, com esquema de duas doses com 6 meses de intervalo.
Já o tipo B é aplicada ao nascer, nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido. O esquema básico se constitui de três doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda, e 180 dias da primeira para a terceira. A criança também deve receber as três doses de reforço a partir dos 11 anos.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.