Praia dos Ossos recebe oficina de capacitação do Projeto Cavalos-Marinhos
Projeto é uma associação sem fins lucrativos e conta com a parceria da Petrobras
O Projeto Cavalos-Marinhos realiza, nesta quarta-feira (24), uma oficina de capacitação para fiscalização e acompanhamento da espécie na Praia dos Ossos, a partir das 9h.
A ação faz parte da programação de educação ambiental da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, e tem a finalidade de capacitar principalmente os atores da praia, como os quiosqueiros, comerciantes, esportistas e frequentadores a ajudar monitorar e reprimir a extração ilegal de Cavalos-Marinhos, pois ali existe uma grande comunidade dessa espécie de peixe. Os Cavalos-Marinhos de Búzios são considerados os maiores do Brasil, em termos de altura.
O visitante também poderá aprender mais sobre esses animais que estão desaparecendo da região e como ajudar a cuidar deles. O projeto, que conta com a parceria da Petrobras, tem a missão de proteger os cavalos-marinhos para que eles continuem existindo em nas praias do município.
O Projeto Cavalos-Marinhos/RJ é uma associação sem fins lucrativos que está comprometido com a conservação dos cavalos-marinhos e os ecossistemas em que habitam, buscando fomentar o desenvolvimento econômico sustentável local, respeitando o contexto social de cada região As populações naturais de cavalos-marinhos do Estado do Rio de Janeiro são acompanhadas através de monitoramentos que seguem um protocolo científico sugerido pelo Project Seahorse (projeto mundial de conservação dos cavalos-marinhos) e adaptado pelo projeto ao ecossistema de costão rochoso.
Esses monitoramentos abrangem as três baías do Estado, Baía de Guanabara, Baía de Sepetiba e Baía de Ilha Grande, além da laguna de Araruama, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo.
Deixe uma resposta